Operação Verão tem ações de prevenção nos meses de chuva
Atualizado em 02/01/2018 - 09:14
Palestra
Encontro realizado pela Prefeitura, em dezembro, com representantes de instituições de segurança, empresas e concessionárias de serviço público, onde foi apresentado o Plano Preventivo de Defesa Civil - Foto: Divulgação

Rodrigo Simões Machado
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Defesa Civil de São José dos Campos está intensificando a Operação Verão, com ações de prevenção no intuito de preservar vidas e reduzir danos materiais e ambientais provocados pela chuva, como enchentes e deslizamentos, comum entre os meses de dezembro a março. 

Para isso, equipes formadas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, voluntários das comunidades e órgãos de defesa estaduais e municipais, como as secretarias de Manutenção da Cidade, Mobilidade Urbana, Apoio Social e Proteção ao Cidadão, além de Habitação e Obras têm traçado planos de atuação em casos de emergências. 

Neste período são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações, de forma a prevenir e abrandar os impactos associados aos eventos típicos de época chuvosa. A ação irá até o dia 31 de março do próximo ano.

Em São José, equipes de funcionários e voluntários da Defesa Civil estão prontas para monitorar e atuar em situações de risco. Ao todo são 10 pluviômetros instalados em diversos bairros --Jardim Santa Matilde, Altos de Santana, Bairro dos Freitas, Aeroporto, Flamboyant, Rio Cumprido, Vila Paiva, Jardim Jussara, Buquirinha e Chácara Boa Vista.

Os aparelhos medem a quantidade de chuva. A medição do nível de chuva é diária e o índice acumulado é calculado com base nos três últimos dias. No município, a Defesa Civil registrou na quinta-feira (28), 123 mm de chuva (o acumulado nas últimas 72 horas). Para o mês de dezembro, o esperado é de 250 mm.

Operação

O trabalho será focado no acompanhamento da previsão meteorológica, monitoramento dos índices pluviométricos e vistorias técnicas em áreas que passam por estudos geotécnicos, além de contar com a ferramenta de sistema de alerta via SMS, lançada no último mês pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo. O cadastramento pode ser feito a qualquer tempo, basta a pessoa enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP (Código de Endereçamento Postal) de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

Segundo a Defesa Civil do Estado, os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam informar sobre um possível risco. O serviço foi lançado no final de novembro. A vantagem do SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é potencialmente maior.

Compartilhamento

Encontro realizado pela Prefeitura, em dezembro, com representantes de instituições de segurança, empresas e concessionárias de serviço público, foi apresentado o Plano Preventivo de Defesa Civil. O evento foi organizado com o objetivo de unir e preparar os órgãos de atendimento de emergências para que possam atuar em apoio à Defesa Civil. Participaram do encontro representantes da Sabesp, Comgás, EDP Bandeirante, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária, além de representantes das secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade, Mobilidade Urbana e Manutenção da Cidade.

A Defesa Civil apresentou a primeira fase do trabalho realizado no município como o desassoreamento, limpeza de córregos e manutenção em bueiros como serviços preventivos realizados pela Prefeitura.

O trabalho de conscientização junto à população também está sendo feito por meio da criação de Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil), na zona leste, e no distrito São Francisco Xavier.

As equipes formadas por voluntários, incluindo das próprias comunidades e agentes da Prefeitura passaram por treinamentos práticos. A Defesa Civil não funciona só como coordenadora, mas sim como sistema integrado com empresas, comunidade e órgãos de segurança.

Emergência

Em caso de ocorrências, o acionamento à Defesa Civil em São José pode ser feito pelo telefone 190, que funciona 24 horas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão