Saldo de emprego de novembro deste ano é o melhor desde 2013
Atualizado em 03/01/2018 - 14:13
Caged  funcionária do comercio
"Para mim, este Natal foi muito melhor do que o do ano passado. A campanha do Natal Iluminado atraiu mais gente para o centro da cidade", disse Angélica da Silva, divulgadora de uma ótica - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Dados divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam que no mês de novembro, São José dos Campos obteve um saldo positivo de 253 postos de trabalho. Esse é o melhor resultado do mês de novembro desde 2013.

Para o Caged, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões.

De acordo com os dados, o comércio de São José dos Campos contribuiu consideravelmente na média de novembro, tendo proporcionado a contratação de 1.674 funcionários. No âmbito do Estado de São Paulo, São José dos Campos ficou em terceiro lugar no saldo de emprego positivo, segundo o Caged.

Em 2015, os dados do Caged indicaram que São José dos Campos registrou saldo negativo de 5.450 empregos e, em 2016, o saldo também foi negativo, em - 4.226.

"Para mim, este Natal foi muito melhor do que o do ano passado. A campanha do Natal Iluminado atraiu mais gente para o centro da cidade", disse Angélica da Silva, divulgadora de uma ótica. A vendedora Cristina Barbosa afirmou que, neste ano, "São José ficou iluminada e mais bonita com as paradas natalinas" e, isto ajudou nas vendas.

Qualifica São José

Para os técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, os resultados positivos no nível do emprego em São José dos Campos, em novembro, são reflexos de ações concretas da Prefeitura do esforço das empresas no município.

Como exemplo, a capacitação de mão de obra em vários cursos de interesse do setor do comércio, que foram realizados pelo Programa Qualifica São José em consonância com as empresas do setor.

A expectativa para os dados de dezembro é ainda melhor, considerando a contratação de mão de obra para o setor de saúde (serviços) com a recente incorporação de empresa gestora para o Hospital de Clínicas Sul.

Neste ano, o Programa Qualifica São José formou cerca de 11 mil pessoas em 135 cursos gratuitos de capacitação. A Prefeitura também tem implementado uma nova legislação de incentivos às empresas startups.

Sala do Empreendedor

Tem colaborado também nesses melhores resultados de nível de emprego, a desburocratização da Prefeitura, por meio da Sala do Empreendedor. Atualmente, o empreendedor ganhou mais agilidade na abertura de empresas, inclusive com prazo recorde de até um dia apenas para obtenção do alvará de funcionamento.