Clínicas Sul já realizou mais de 4 mil atendimentos em 10 dias
Atualizado em 27/12/2017 - 18:38
Nova Gestão no Hospital de Clinicas Sul
A unidade conta agora com 102 médicos recém contratados, 30 a mais que o período anterior - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Dez dias após assumir a gestão do Hospital de Clínicas Sul, a Organização Social Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus divulgou nesta quarta-feira (27) o primeiro relatório de prestação de contas à Prefeitura. Neste período, a unidade realizou 4.446 atendimentos, entre adultos e crianças, uma média de 445 por dia, sem ocorrências ou reclamações.

Segundo a direção do hospital, já foram implantadas diversas melhorias nos processos, que estão refletindo na melhoria do atendimento da população. A unidade conta agora com 102 médicos recém contratados, 30 a mais que o período anterior, além de 200 profissionais de outras áreas. A equipe médica está distribuída da seguinte forma: 4 clínicos dia, 3 clínicos noite, 2 pediatras dia, 2 pediatras noite, 2 ortopedistas dia, 1 ortopedista noite, 1 visitador pediatria e 3 visitadores na clínica.

Outra novidade foi a implantação do acolhimento e classificação de risco no pronto socorro adulto. Há um técnico de enfermagem e um enfermeiro alocados 24 horas por dia junto à recepção do PSA, que realizam a avaliação dos pacientes que precisam ser priorizados por meio de protocolo institucional.

Na enfermagem, a equipe ganhou o reforço de três enfermeiras com carga horária de 44 horas semanais para atender na clínica médica, no pronto socorro adulto e no pronto socorro infantil. Estas profissionais são responsáveis por treinar a equipe assistencial, realizar visita multidisciplinar, controlar os indicadores assistenciais e fazer cumprir os protocolos nas unidades.

Também foi contratada uma equipe específica para o Núcleo Interno de Regulação (NIR), com uma enfermeira de 44 horas semanais e um administrativo. O NIR tem a função de regular as transferências, internações, altas, óbitos, solicitações de exames externos e de realizar as principais estatísticas relacionadas ao censo hospitalar (ocupação, média de permanência e giro leito).

A unidade também passou a adotar novas rotinas em seu dia a dia, como a readequação no armazenamento de materiais e medicamentos. O almoxarifado foi levado para uma área anexa à farmácia, facilitando o controle de estoque.

A instalação de uma sala de gesso, para atendimento ortopédico 24 horas, foi outra melhoria implantada no hospital, bem como o setor de engenharia clínica para manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos médico hospitalares.

Já a área de manutenção predial recebeu dois novos profissionais: um técnico de informática e um engenheiro civil para coordenar e avaliar as condições do prédio e as reformas necessárias em sua estrutura física. Também foi implantado o controle de acesso em todas as portarias do hospital.

Outra melhoria trazida pela gestora foi a nova ambulância para suporte avançado utilizada para o transporte de pacientes.

O Clínicas Sul é o segundo maior hospital público de São José dos Campos. Conta com uma unidade de pronto atendimento adulto, uma unidade de pronto atendimento infantil, uma enfermaria de clínica médica e uma enfermaria de pediatria. O contrato com a OSHMTJ prevê um repasse mensal de R$ 2.515.303,80.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×