Qualifica abre inscrições para 1º curso de capacitação de 2018
Atualizado em 26/12/2017 - 16:34
Curso Hidraulica
O curso de Treinamento de Hidráulica e Águas Pluviais acontecerá em 12 módulos - Foto: Divulgação

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos vai abrir inscrições para o primeiro curso de capacitação do programa Qualifica São José para 2018. O curso será o de Treinamento de Hidráulica e Águas Pluviais, com inscrições gratuitas que começam nesta quarta-feira (27). As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio do site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) ou da Central 156 até o dia 8 de janeiro, às 8h .

Para se inscrever no curso, o candidato (a) precisa ter no mínimo 18 anos, possuir ensino fundamental completo e ser morador de São José dos Campos, comprovadamente. A inscrição não é garantia de vaga, já que a seleção é feita por critérios socioeconômicos. As aulas ocorrerão nos dias 22, 24 e 26 de janeiro, das 15h às 17h, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do bairro Santa Rita, na região Sudeste da cidade.

Novos cursos

Além de 12 módulos do curso de Treinamento de Hidráulica e Águas Pluviais, o Programa Qualifica já contratou para 2018 mais 160 cursos diversos de capacitação. Isto, além dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) de ensino a distância, do Governo Federal.

O programa Qualifica São José é vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e encerrou 2017 com aproximadamente 11 mil vagas preenchidas para mais de 135 cursos gratuitos, além de palestras regulares de orientação para quem busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Somente nesse ano, cerca de 40 mil pessoas se inscreveram para cursos oferecidos pela Prefeitura.

Nos últimos meses, o Qualifica priorizou cursos para o setor do comércio, tendo em vista as demandas do período natalino.

Agora é lei

A Prefeitura publicou no final do mês passado, decreto que tornou lei o Programa Qualifica São José. Com isso, fica assegurada legalmente a manutenção dos cursos, palestras, treinamentos e oficinas, oferecidas gratuitamente nas áreas de serviço, turismo, comércio e indústria.

Site da Prefeitura: www.sjc.sp.gov.br/qualifica

Por telefone: Central 156