São José registra queda de 50% de mortes no trânsito
Atualizado em 21/12/2017 - 14:35
Viver a melhor idade sem trauma
A Prefeitura lançou a campanha "Viver a Melhor Idade Sem Traumas", com o objetivo de prevenir e reduzir os acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos - Foto: Beto Faria/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

São José dos Campos reduziu em 50% o número de óbitos por acidentes de trânsito nos meses de janeiro a novembro deste ano, comparados com o mesmo período de 2016, de acordo com o relatório do Infosiga. O número de mortes caiu pela metade, passando de 56 para 28, em 2017. 

Para este levantamento, o banco de dados disponibilizado pelo Governo do Estado considerou as ruas e avenidas das áreas urbanas e rural do município, locais onde a Prefeitura pode atuar com ações educativas, de fiscalização e obras viárias, tendo em vista promover mais segurança nas vias.

Entre as vítimas, o grupo que mais apresentou redução foram os motociclistas, de 24 em 2016 para 8 vítimas fatais em 2017 -- uma redução de 66,7%.

Já entre os pedestres, o número de óbitos aumentou de 9 em 2016, para 14 em 2017. Das 14 vítimas fatais, 10 tinham mais de 60 anos. 

Campanha para idosos

A Prefeitura lançou a campanha "Viver a Melhor Idade Sem Traumas", com o objetivo de prevenir e reduzir os acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos.

Nos encontros, agentes de trânsito educadores abordaram assuntos como caminhar em segurança pelas ruas, respeito à sinalização, acessibilidade, direitos e deveres no trânsito, legislação, a questão dos atropelamentos, tipos de acidentes de trânsito mais comuns entre pessoas dessa faixa etária.

Após esta formação, os idosos participantes terão a missão de disseminar o conhecimento adquirido durante o curso, seja nos círculos de convivência nos quais estão inseridos ou com a família e grupos de amigos. 

A multiplicação das orientações entre as pessoas da mesma idade objetiva-se um resultado ainda mais eficiente, uma vez que promoverá um processo de conscientização “de idoso para idoso”, criando empatia e aproximação, já que a maioria compartilha ou está exposta aos mesmos riscos e fragilidades.

A campanha integra o trabalho das secretarias de Mobilidade Urbana, Apoio Social ao Cidadão, Saúde, Esportes e Qualidade de Vida, Proteção ao Cidadão e Educação e Cidadania, além da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

A proposta da Prefeitura é orientar para proteger os idosos de situações de risco, preservando a vida, o bem-estar e qualidade de vida daqueles que já passaram dos 60 anos.

Convênio com o Estado

A Prefeitura de São José dos Campos assinou um convênio que integra, oficialmente, o município ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. 

O programa visa a redução em 50% das vítimas fatais por acidentes de trânsito no Estado até o ano de 2020. Para assinar o compromisso, o município apresentou um plano de ações que foi submetido à avaliação do Detran (Departamento de Trânsito).

São José dos Campos receberá investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões, oriundos da arrecadação com multas de trânsito no Estado de São Paulo. Os repasses serão feitos à cidade por meio reembolso de despesas já pagas pelo município. 

O convênio com o Estado tem a duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais 60 meses.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana