Pedestres têm mais segurança com 17 novas faixas elevadas
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Travessia elevada Rua General Augusto Eugênio de Melo    Eugênio de Melo
A faixa elevada obriga o motorista a reduzir a velocidade do veículo, oferecendo assim mais tranquilidade aos pedestres na hora de atravessar - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu as obras de mais quatro faixas elevadas. No total, 12 faixas estão concluídas e 5 estão nos ajustes finais, que darão mais segurança à travessia dos pedestres em várias regiões da cidade.

As travessias concluídas nessa semana contemplam a regiões leste (rua Felício Jabour, no Galo Branco; rua Gen. Augusto Eugênio de Melo, no Eugênio de Melo; e Estrada Municipal Joaquim G. da Silva, no Jardim Santa Maria) e sudeste (rua Avião Bandeirantes, no Jardim Souto).

As travessias previstas para a rua Graúna, na Vila Tatetuba, região leste, e praça Monsenhor Luiz Alves Cavalheiro x rua Jaci, em Santana, região norte, serão realocadas em razão das condições da via. O novo local ainda está sendo definido.

A faixa elevada obriga o motorista a reduzir a velocidade do veículo, oferecendo assim mais tranquilidade aos pedestres na hora de atravessar.

No mesmo nível da calçada, a travessia elevada também melhora a acessibilidade de uma maneira em geral, facilitando o deslocamento de pessoas idosas, com deficiência e até mesmo as mães que empurram carrinhos de bebês.

Prioritariamente, as travessias elevadas são feitas em áreas de grande circulação de pessoas, como escolas, centros poliesportivos e unidades de saúde e estão inseridas no Pacote de Melhorias Viárias (PMV) -- que também conta com outras pequenas obras que trazem benefícios importantes para o trânsito da cidade, como melhorias de raio de giro, alargamentos, entre outras.

Travessias concluídas:

Rua Aparecida Dalprat Souza – Vista Verde