Nova ponte do Torrão ganha asfalto, mão dupla e calçada
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Inicio do asfalto da ponte do torrão de ouro
Funcionários da Prefeitura implantam asfalto na nova ponte do Torrão de Ouro - Foto: Beto Faria/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos implantou, nesta segunda-feira (18), asfalto na nova ponte da Estrada Municipal José Augusto Teixeira, no Torrão de Ouro, na zona sul. O serviço foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Nos próximos dias, serão instalados os mecanismos complementares de segurança e sinalização viária, em trabalho conjunto das secretarias de Manutenção da Cidade e Mobilidade Urbana.

Todas as medidas têm como objetivo garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, além de melhorar a fluidez do tráfego.

Estrutura reforçada

No último dia 2, a estrutura de madeira foi removida, sendo substituída por tubulações de concreto. A anterior estava com suas vigas deterioradas pela ação do tempo e apresentava risco de desabamento, de acordo com análise da Defesa Civil após vistoria técnica no local.

As extremidades das tubulações de concreto também foram reforçadas com um sistema feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente. No local, foram implantados 32 metros de gabiões.

A ponte ganhou ainda novo sentido de circulação, mudando de mão única para mão dupla. A alteração atende reivindicação antiga dos munícipes e motoristas e contribuirá para melhoria no acesso ao bairro.

Para facilitar a travessia de pedestres, foi construída uma calçada na lateral da ponte.

O local tem importância estratégica para os moradores da zona sul por ser uma das principais ligações entre os bairros Torrão de Ouro e Parque Interlagos.

Segurança

Motoristas que utilizam diariamente a ponte e moradores da região sul elogiaram os trabalhos que estão sendo realizados pela Prefeitura no local.

“O asfalto ficou muito bom e vai assegurar mais fluidez ao tráfego. A Prefeitura está de parabéns por todas estas melhorias, que são bem-vindas. Dava medo de passar sobre a ponte antiga”, afirmou o vendedor Carlos Carvalho, 29 anos, morador do Jardim Oriente, na zona sul.

“Evitava passar nesta ponte de moto. Agora está muito segura. A Prefeitura está fazendo um serviço completo, com várias melhorias como a implantação de mão dupla e calçada. Vai dar mais segurança para motoristas, motociclistas e pedestres”, disse o auxiliar administrativo Ivan Alves, 27 anos, que reside no Jardim Satélite, também na zona sul.

Monitoramento de todas as pontes

A Prefeitura tem monitorado as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar a necessidade de melhoria das estruturas, assegurando a travessia da população.

Pontes que já receberam melhorias:

. Região Sudeste

Ponte que liga o Santa Júlia ao Putim

Ponte do Jardim Pernambucano

. Região Sul

Passarela da rua Taru, Jardim Oriente (em andamento)

Ponte do Torrão de Ouro

Ponte de madeira do Jardim República

Ponte sobre o córrego Senhorinha

. Região Norte

Ponte do Lavapés, Vila César (em andamento)

Substituição de 3 pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra