UBS do Novo Horizonte será entregue nesta quarta-feira
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Nova UBS Novo Horizonte
UBS do Novo Horizonte será a maior unidade de rede municipal de Saúde - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Será oficialmente entregue nesta quarta-feira (20) a nova Unidade Básica de Saúde do Novo Horizonte (Avenida Tancredo Neves, 5500), na região leste de São José dos Campos. A UBS foi instalada no prédio onde funcionava a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), conta com cerca de 750 metros quadrados e será a maior da rede municipal de saúde. As obras foram executadas pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

A unidade, que será inaugurada dentro do modelo UBS Resolve, já começa a fazer a coleta de sangue para exames laboratoriais dos pacientes a partir das 7h. Será a 8ª UBS da rede a receber o programa, que começou a ser implantado em janeiro deste ano.

A nova UBS do Novo Horizonte terá oito consultórios médicos, salas de farmácia, vacina, esterilização, curativo, expurgo, inalação, odontologia, entre outras. Também foram construídos banheiros, recepção, sala de espera e sala de coleta para exames laboratoriais nos padrões do conceito do programa UBS Resolve.

A unidade, que hoje tem 36.651 pacientes cadastrados, conta com 6 médicos clínicos, 1 ginecologista, 2 pediatras e 3 dentistas, além de profissionais administrativos e da área de enfermagem. Esta UBS ainda disponibiliza para a população 8 equipes do programa Estratégia Saúde da Família, sendo que 3 delas abrangem as unidades avançadas dos bairros Majestic, Primavera e Santa Hermínia.

Atualmente, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Novo Horizonte e a UBS funcionam no mesmo endereço. Com a mudança da UBS de local a partir de 20 de dezembro, a UPA dobrará de tamanho, ocupando todo o prédio atual e tornando o atendimento mais eficiente para a população, com mais conforto.

A partir desta semana, a UPA também recebeu mais médicos que foram transferidos do Hospital de Clínicas Sul. Esse hospital está sob a gestão da Organização Social Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus desde o último sábado (16).

Com a transferência da UBS, a Prefeitura agora irá estabelecer um cronograma de melhorias para o prédio da UPA. Entre as adaptações previstas estão a abertura de duas recepções, sendo uma para o atendimento infantil e outra destinada aos adultos, além de algumas pequenas reformas.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo
  • Jardim São José 2
  • Residencial União