Fundhas e Cephas ampliam atendimento em 2017
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Centro Ambiental da Fundhas
Aulas e experiências sobre o meio ambiente também faz parte do aprendizado na Fundhas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Quitéria Melo
Fundhas

Gestão transparente e compartilhamento de recursos permitiram à Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) ampliar o número de atendimentos em 2017. Com reformas prediais, reestruturação administrativa e otimização de recursos foi possível inserir em seus programas e projetos sociais 1.484 novas crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, um aumento de 30% com relação ao mesmo período do ano passado. O benefício se estendeu às unidades de todas as regiões de São José dos Campos. 

A Unidade Caic Campo dos Alemães, por exemplo, transformou-se na Unidade Dom Bosco Criança que passou a atender, em agosto, na Av. João de Oliveira e Silva, 757, no Campo dos Alemães. A área para a instalação da unidade foi cedida pela Cruzada Paroquial de Assistência e possibilitou o ingresso de 157 novas crianças. 

A unificação da Unidade do Novo Horizonte com a Unidade Leste, no Jardim Rodolfo, além de atender o número já existente nas duas unidades, com a otimização de recursos foi possível a inserção de mais 216 alunos dos bairros do entorno.

Cephas 

No Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), escola técnica da Fundhas, também houve ampliação da oferta de serviços. Quase 1.500 pessoas da cidade ingressaram na escola para receber formação profissional. Foram oferecidas vagas em cursos técnicos profissionalizantes e em formação continuada.

Chamam a atenção as parcerias firmadas em 2017 não só de aporte financeiro como é o caso, por exemplo, da Boeing e da Novelis que injetaram junto às outras empresas mais de 10 mil dólares apenas no time de robótica do Cephas que vai competir nos Estados Unidos, no início de 2018, mas como de empresas ou instituições que compartilham a expertise em benefício da educação.

O Parque Tecnológico assinou convênio que permite a utilização de alguns de seus laboratórios, além de uma célula do Cephas em suas instalações para que alunos e professores possam desenvolver as atividades em ambiente propício ao desenvolvimento das atividades profissionais.

Muitas parcerias foram firmadas com a Fundhas, durante este ano, possibilitando a ampliação do leque de cursos ofertados. Vale ressaltar o convênio com a Delegacia da Vara da Infância e Juventude que disponibilizou bicicletas, frutos de apreensões, em atividades de formação de jovens. Com isso, a Fundhas lançará em 2018 o curso de mecânica de bicicletas, pioneiro na região.

A oficina está sendo preparada para que em fevereiro de 2018 esteja pronta para receber os novos alunos. Serão ofertadas 240 vagas, com foco no empreendedorismo.

Sobre a Fundhas

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. Oferece atividades diversificadas de esportes e lazer, apoio pedagógico (português e matemática), artes, desenvolvimento sustentável, além de 15 cursos de qualificação profissional, dando aos jovens a oportunidade do primeiro emprego, pela Lei do Aprendiz. A Fundhas oferece, de forma gratuita, alimentação balanceada, uniforme e  passe escolar. 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas