Blitz do programa Lei Seca aborda motoristas na zona sul
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Palestra
A ação foi realizada na Avenida Andrômeda, em parceria com a Policia Militar e o Detran - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Na sexta-feira (15) cerca de 40 motoristas passaram pelo teste de alcoolemia na Avenida Andrômeda, zona sul de São Jose dos Campos. A blitz foi realizada em parceria com a Policia Militar e o Detran. Quem passou pelas abordagens recebeu orientações sobre as consequências negativas de beber e dirigir.

Durante a ação houve uma autuação administrativa e outra por recusa. Também foram abordados um motorista de van de transporte irregular e outro sem habilitação, além de oito notificações por falta de viseira.

No caso de recusa, o motorista é enquadrado no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, com aplicação da multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além das medidas administrativas. Para transporte clandestino, a multa é de R$ 2.198, além da apreensão do veículo.

No caso de quem faz o teste do etilômetro e ultrapassa o limite de 0,33 miligramas de álcool, há o enquadramento por crime de trânsito e uma possível detenção por seis meses a três anos.

Lei Seca

A ações do programa Lei Seca são realizadas semanalmente em bares e locais de shows ou durante blitze educativas. Outra frente educativa são as palestras em universidades.

O programa tem parceria das Polícias Militar e Rodoviária Estadual e Federal, do Corpo de Bombeiros, Detran, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências e Emergências).

Neste ano, 21 blitze abordaram mais de 1.600 motoristas nas ruas, avenidas e rodovias que cortam a cidade.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×