Prefeitura realiza contenção de erosão na Vila Cândida
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Contenção de erosão na Avenida Maria Cândida Delgado  Vila Candida
Equipe da Prefeitura trabalha na contenção de erosão na Vila Cândida para impedir novos desbarrancamentos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta semana os trabalhos de contenção de erosão na avenida Maria Cândida Delgado, na Vila Cândida, na zona norte.

O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e, por ser complexo, está previsto para ser concluído na primeira quinzena de janeiro.

A erosão foi causada pela ação do tempo e pelas chuvas dos últimos anos, com riscos de afundamento da via. Uma galeria de águas pluviais que chegou a romper já foi reconstruída pela Prefeitura nesta semana.

Para impedir novos desbarrancamentos na avenida e proteger as margens do rio Buquira, está sendo implantado um sistema com 100 metros cúbicos de gaiolas de gabiões, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente.

O serviço engloba ainda o aterramento de um trecho da avenida e construções de uma calçada e de um muro, ambos com 30 metros de extensão. A calçada e o muro que existiam no local desabaram.

O trabalho garantirá mais segurança para moradores avenida Maria Cândida Delgado, pedestres e motoristas que circulam pelo região.

Passarela

Serviço semelhante está sendo executado para recuperação da cabeceira da passarela de madeira da rua Taru, no Jardim Oriente, que faz a ligação do bairro com o Bosque dos Eucaliptos, também na zona sul. O trabalho está previsto para ser concluído até a próxima quinta-feira (21). 

A passarela corria risco de desabamento, já que sua estrutura foi danificada devido à erosão causada pelas chuvas fortes dos últimos meses. Com isto, as tubulações de concreto nas proximidades da cabeceira da passarela se romperam.

Para a recuperação, estão sendo implantados 170 metros cúbicos de gabiões. As tubulações de concreto também serão refeitas pelas equipes da Prefeitura. Na lateral da passarela, na rua Taru, será realizada ainda manutenção nas galerias de águas pluviais, também afetadas pelas chuvas recentes.

Trabalho concluído

Na semana passada, a Prefeitura concluiu os trabalhos de contenção de erosão às margens do canal do Parque Interlagos, na zona sul.

O serviço foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade na rua Roberto Rossi. Para impedir novos desbarrancamentos, foi implantado um sistema feito com 60 metros cúbicos de gaiolas de gabiões.

 No local, também foi realizada a manutenção de duas galerias de águas pluviais.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade