Prefeitura lança Consulta Pública de Percepção Ambiental
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Consulta Pública
O munícipe responderá perguntas sobre a limpeza, coleta de lixo, arborização, qualidade do ar, dos rios e outros dados sobre meio ambiente - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Moradores de São José dos Campos podem participar de uma consulta pública de percepção ambiental online e registrar sua opinião sobre temas ambientais https://goo.gl/GaEm4V. A pesquisa estará disponível até o final de janeiro de 2018.

A pesquisa é eletrônica e o cidadão responderá perguntas sobre a limpeza, coleta de lixo, arborização, qualidade do ar, dos rios e outros dados que servirão para os pesquisadores avaliarem a opinião da sociedade sobre o meio ambiente local.

Os resultados serão usados na construção do Plano Municipal da Mata Atlântica e Cerrado do município, documento que normatiza a proteção e o uso destes biomas em nível municipal, previstos na Lei Nacional da Mata Atlântica (nº 11.428/2006), bem como na Lei do Cerrado (Lei Estadual 13.550/2009), que trata do Bioma Cerrado no Estado de São Paulo e das ações necessárias para sua preservação.

A metodologia do questionário foi elaborada pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro Ação Social do IBOP e disponibilizado pela consultoria Ambiental Consulting, que está realizando a capacitação e orientação técnica da equipe da Prefeitura para análise dos dados e elaboração do Plano.

A ferramenta permite coletar dados que indicam como as pessoas percebem o município onde vivem, sob a perspectiva ambiental, mapear tendências, problemas e possibilidades de solução.

A pesquisa de percepção ambiental é a etapa preliminar do trabalho de construção do Planos Municipal da Mata Atlântica e Cerrado. A visão da comunidade também contribuirá para direcionar políticas públicas e ações que atendam às necessidades locais e regionais, promovendo a melhoria da qualidade de vida no município.