Unidade do Novo Horizonte será entregue como a 8ª UBS Resolve
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Obras Ubs Parque Novo Horizonte na zona leste
Prédio da nova UBS Novo Horizonte recebe últimos retoques antes de ser entregue à população - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Saúde

A nova Unidade Básica de Saúde do Novo Horizonte, na região leste de São José dos Campos, será entregue oficialmente à comunidade no próximo dia 20 de dezembro. A unidade, que será inaugurada dentro do modelo UBS Resolve, já começa a fazer a coleta de sangue para exames laboratoriais dos pacientes a partir das 7h. Será a 8ª UBS da rede a receber o programa, que começou a ser implantado em janeiro deste ano.

A UBS foi instalada no prédio onde funcionava a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que foi transferida para outra unidade totalmente reformada, no Jardim Rodolfo, também na região leste. 

Conta com cerca de 750 metros quadrados, a UBS Novo Horizonte será a maior da rede municipal de saúde. As obras foram executadas pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

A nova UBS terá oito consultórios médicos, salas de farmácia, vacina, esterilização, curativo, expurgo, inalação, odontologia, entre outras. Também foram construídos banheiros, recepção, sala de espera e sala de coleta para exames laboratoriais nos padrões do conceito do programa UBS Resolve. 

A unidade, que hoje tem 36.651 pacientes cadastrados, conta com 6 médicos clínicos, 1 ginecologista, 2 pediatras e 3 dentistas, além de profissionais administrativos e da área de enfermagem. Esta UBS também disponibiliza para a população 8 equipes do programa Estratégia Saúde da Família, sendo que 3 delas abrangem as unidades avançadas dos bairros Majestic, Primavera e Santa Hermínia.

Mais espaço e mais médicos

Atualmente, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Novo Horizonte e a UBS funcionam no mesmo endereço. Com a mudança da UBS de local a partir de 20 de dezembro, a UPA dobrará de tamanho, ocupando todo o prédio atual e tornando o atendimento mais eficiente para a população, com mais conforto. 

A partir da próxima semana, a UPA também receberá mais médicos que estão sendo transferidos do Hospital de Clínicas Sul, que foi terceirizado e terá nova gestão a partir deste sábado (16).

Com a transferência da UBS, a Prefeitura agora irá estabelecer um cronograma de melhorias para o prédio da UPA. Entre as adaptações previstas estão a abertura de duas recepções, sendo uma para o atendimento infantil e outra destinada aos adultos, além de algumas pequenas reformas.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

•Eugênio de Melo

•Jardim São José 2

•Residencial União

•Jardim Limoeiro

•Jardim Interlagos

•Campo dos Alemães

•Vila Paiva

•Novo Horizonte (a partir de 20/12)


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde