Carro elétrico da GCM tem Estação de Abastecimento na zona norte
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Abastecimento do carro elétrico da GCM  / Parque da Cidade
O veículo tem autonomia para rodar até 400 km com recarga elétrica - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos instalou uma Estação de Abastecimento, para o carro elétrico da Guarda Civil Municipal (GCM), próximo à área do Cefe (Centro de Formação do Educador), no Parque da Cidade, na zona norte do município. O local escolhido vai contribuir para a segurança do local e dar mais agilidade ao trabalho operacional. 

O veículo 100% elétrico foi apresentado na reunião do “São José Unida - Segurança e Inteligência”, em 1º de novembro, onde se reuniram representantes das secretarias de Proteção ao Cidadão e Mobilidade Urbana, os comandos das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, guardas municipais, autoridades municipais, entre outros órgãos de segurança do município. 

A Estação de Abastecimento no local foi uma decisão estratégica que visa contribuir com o aumento da segurança no entorno do Parque da Cidade.

O carro elétrico da GCM é usado no patrulhamento em vias públicas e, principalmente, e aos arredores de equipamentos públicos como poliesportivos, praças, escolas e outros próprios da Prefeitura.

A viatura é um modelo chinês e está sendo usada como teste. O veículo tem autonomia para rodar até 400 km com recarga elétrica, que pode ser feita até em uma hora e meia. Na China, por exemplo, a polícia local utiliza 25 mil modelos para a ronda comunitária e patrulhamento ostensivo, segundo o engenheiro de infraestrutura para veículos elétricos da BYD do Brasil. 

Pontos positivos

A potência no modo “Sport” ajuda para o atendimento rápido durante as ocorrências. O modelo é confortável, possui um porta-malas amplo e rodas largas, que garante maior estabilidade do automóvel.

O veículo também possui freios ABS para uma frenagem com mais segurança. Em seu modo “ECO”, ou seja, econômico, contribui para a economia de bateria para o patrulhamento preventivo, sem gerar agentes poluentes ao meio ambiente.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×