Concluída contenção de erosão no canal do Parque Interlagos
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Finalização do serviço de erosão na rua roberto rossi no parque interlagos
Finalização do serviço de erosão na rua roberto rossi no parque interlagos - Foto: Beto Faria/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu sexta-feira (8), os trabalhos de contenção de erosão às margens do canal do Parque Interlagos, na zona sul.

O serviço foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade na rua Roberto Rossi. Para impedir novos desbarrancamentos, foi implantado um sistema feito com 60 metros cúbicos de gaiolas de gabiões, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente.

A erosão foi causada pela ação do tempo e por desvios no córrego do Interlagos nos últimos anos, com riscos de afundamento da via. No local, também foi realizada a manutenção de duas galerias de águas pluviais.

O trabalho é preventivo e garantirá mais segurança para moradores da rua Roberto Rossi, pedestres e motoristas que circulam pelo região. Posteriormente, também será recuperada calçada no mesmo local.

Erosão

Serviço semelhante está sendo executado para recuperação da cabeceira da passarela de madeira da rua Taru, no Jardim Oriente, que faz a ligação do bairro com o Bosque dos Eucaliptos, também na zona sul. O trabalho está previsto para ser concluído até o final deste mês.

A passarela corria risco de desabamento, já que sua estrutura foi danificada devido à erosão causada pelas chuvas fortes dos últimos meses. Com isto, as tubulações de concreto nas proximidades da cabeceira da passarela se romperam.

Para a recuperação, estão sendo implantados 170 metros cúbicos de gabiões para reforço da estrutura da passarela. As tubulações de concreto também serão refeitas pelas equipes da Prefeitura. Na lateral da passarela, na rua Taru, será realizada ainda manutenção nas galerias de águas pluviais, também afetadas pelas chuvas recentes.