Prefeitura faz faxina no calçadão e nas travessas do Mercado
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
LAVAGEM DO CALÇADÃO DA RUA 7 NO CENTRO
O trabalho integra as ações municipais do “Natal Iluminado” com o objetivo de deixar o centro mais bonito, limpo e atraente - Foto: Beto Faria/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos realizou na noite desta sexta-feira (8), mais uma faxina no calçadão da rua Sete de Setembro e nas travessas laterais do Mercado Municipal, na região central. O trabalho integra as ações municipais do “Natal Iluminado” com o objetivo de deixar o centro mais bonito, limpo e atraente para os moradores e visitantes.

O serviço foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade das 22h desta sexta até as 6h deste sábado (9), para não atrapalhar o comércio.

Dois caminhões-pipa foram utilizados para lavar um trecho de 500 metros. As equipes também limparam as canaletas do calçadão e das ruas do entorno --Rubião Júnior, Sebastião Humel, Coronel José Monteiro e Siqueira Campos.

Com este trabalho, melhora-se significativamente a drenagem das vias, evitando empoçamentos e alagamentos quando chove e garantindo mais segurança aos motoristas.

Em setembro último, a Prefeitura também realizou a limpeza desses locais, retirando 1.800 metros cúbicos de materiais como guimbas de cigarro, papéis e folhas de árvores.

O calçadão é o principal ponto de comércio popular de São José dos Campos e recebe diariamente milhares de pessoas. O serviço de limpeza será realizado no domingo para não atrapalhar o comércio local.

Natal e comércio

A faxina desta sexta faz parte de uma série de ações adotadas pela atual administração para estimular o comércio no calçadão e no centro durante este período de festas de final de ano, que contará com horário estendido e abertura das lojas aos domingos até o Natal.

Integra, ainda, os preparativos de São José para a chegada do verão, das festas de fim de ano e das férias de janeiro, tornando a cidade mais bonita e atraente para os munícipes e visitantes.

No último 26, a Prefeitura pintou os 28 bancos e as 8 jardineiras do calçadão, além dos postes de iluminação pública existentes no local.

As melhorias e os serviços de conservação do centro foram intensificados pela Prefeitura no mês passado, contribuindo para o sucesso do “Natal Iluminado”, que tem atrações diárias  desde o último dia 24. Toda a programação é totalmente gratuita e voltada a toda família, mantendo vivo o espírito de fé, renovação, solidariedade e a magia do Natal.

Centro embelezado

Agora em dezembro, o mutirão de jardinagem e conservação chegará às praças Afonso Pena, Cônego Lima, do Sapo, São Benedito e São João Bosco, todas na região central. Serão realizados trabalhos de corte de grama, poda de plantas ornamentais (as chamadas cercas vivas), plantio de flores nos canteiros, adubação dos jardins e aplicação de produtos contra pragas e doenças que atingem gramados, árvores e plantas ornamentais.

Em outra frente de trabalho,  as equipes da Prefeitura vão plantar ainda neste mês novas flores nas jardineiras existentes nas ruas 15 de Novembro, Siqueira Campos e Sebastião Humel, no calçadão  e na avenida João Guilhermino, locais de grande fluxo de pessoas e veículos e de comércio popular.