Alunos de cursos do Qualifica participam de formatura
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Cerimônia de formatura de cerca de 500 alunos dos cursos gratuitos de capacitação do programa Qualifica São José.
A cerimônia ocorreu no Cefef e reuniu alunos, familiares, autoridades e instituições parceiras - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

“Esse curso mudou minha cabeça”. Assim, o jovem, Eduardo Nunes da Silva se referiu ao curso que fez recentemente de Familiarização Aeronáutica. Ele foi um dos cerca de 400 alunos que participou na noite desta sexta-feira (8), da cerimônia de formatura dos cursos gratuitos de capacitação oferecidos pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio do programa Qualifica São José.

A cerimônia ocorreu no Cefe (Centro de Formação do Educador) com a presença de representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa e, de instituições parceiras do programa como o Senac, Sesi, Sebrae, Tubos Tigre, entre outros.

Todos os representantes destacaram a importância da parceria com o Qualifica e das oportunidades de crescimento para os alunos com os cursos de capacitação e, que agora, todos têm chance de se tornar empreendedores de fato, seja como empregados ou pequenos empresários.

O evento que transcorreu em clima de muita emoção, foi aberto pela Orquestra Luzes da Ribalta, vinculada à Fundação Cultural Cassiano Ricardo que apresentou repertório popular e de músicas natalinas tradicionais.

O programa Qualifica São José é vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e encerrou o ano com aproximadamente 11 mil vagas oferecidas para mais de 135 cursos gratuitos, além de palestras regulares de orientação para quem busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Na formatura da noite de sexta-feira, participaram somente alunos dos cursos já encerrados nas áreas de administração, técnicos diversos, empreendedorismo, informática e gastronomia.

“Para mim, mesmo tendo sido um curso rápido, superou minhas expectativas. Espero poder fazer outros cursos nessa área”, comentou entusiasmada Ana Cristina Oliveira Silva, que concluiu o curso de montagem de mesas para buffet e cooffee-brack.

Desempregado da indústria aeronáutica, José Ferreira é um eletricista profissional, mas estava com dificuldade em encontrar serviços em sua área, mesmo como autônomo. Eventuais clientes perguntavam a ele se também fazia serviços de hidráulica e dizia que não.  Foi quando então se inscreveu no curso de hidráulica básica do Qualifica e agora está muito mais motivado. “Me aprimorei muito e gostaria que o curso tivesse sequência”, afirmou.

Depois de fazer o curso de Familiarização Aeronáutica, o jovem Eduardo Nunes da Silva diz que não tem outro objetivo agora a não ser entrar no Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), que é vinculado à Prefeitura, e fazer um curso técnico regular nesta área.  “Esse curso do Qualifica mudou minha cabeça e agora vou me preparar para passar no vestibulinho de acesso ao Cephas”, disse.

Nos últimos meses, o Qualifica priorizou cursos para o setor do comércio, tendo em vista as demandas do período natalino.

Para 2018, estão sendo planejados novos cursos, visando a geração de renda. As inscrições são abertas regularmente e devem ser feitas por meio do site da Prefeitura no endereço: www.sjc.sp.gov.br/qualifica ou pela Central 156.

Agora é lei

A Prefeitura publicou no final do mês passado, decreto que tornou lei o Programa Qualifica São José. Com isso, fica assegurada legalmente a manutenção dos cursos, palestras, treinamentos e oficinas, oferecidas gratuitamente nas áreas de serviço, turismo, comércio e indústria, independente de quem está à frente da gestão municipal.