Ação de fiscalização apreende veículo por transporte clandestino
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Ação de fiscalização apreende veículo por transporte clandestino
Ação de fiscalização apreende veículo por transporte clandestino - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A equipe de fiscais da Prefeitura de São José dos Campos realizou no início da noite desta sexta-feira mais uma operação com foco no transporte clandestino de passageiros. Durante a abordagem, um veículo que fazia transporte individual sem utilizar o aplicativo foi aprendido.

A ação foi realizada nas proximidades do Terminal Rodoviário de São José dos Campos, na Vila Piratininga, região central, das 17h40 às 19h e contou com o apoio da Guarda Civil Municipal.

Outros três veículos que também passaram pela verificação dos fiscais, não apresentaram irregularidades.

Transporte individual

A Prefeitura regulamentou no mês de maio, por meio de decreto, a atuação das Provedoras de Rede de Compartilhamento, consolidando regras para exploração da atividade de transporte individual privado remunerado de passageiros no município.

Nesta modalidade, o usuário deve solicitar o serviço por meio de aplicativos de celular, ligados a empresas credenciadas e autorizadas pela Prefeitura.

Fiscalização

Desde janeiro deste ano, já foram feitas 48 operações, com 22 apreensões, sendo 1 táxi, 11 escolares, 9 fretados e um transporte individual remunerado operando em situação clandestina. Mais de 250 motoristas foram abordados. Em 2016, no mesmo período, foram 3 operações e 1 apreensão de escolar. Operações são feitas constantemente em pontos de interesse público, em avenidas de grande circulação de veículos e próximo a escolas e universidades.

A multa para quem faz transporte clandestino é de R$ 2.198, além da apreensão do veículo.