Guardião vai detectar veículos furtados em áreas comerciais
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Guardião
O Guardião começa a circular com o objetivo de verificar irregularidades nos carros estacionados dentro dos principais centros comerciais da cidade - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Na próxima segunda-feira (11), o carro Guardião, de monitoramento eletrônico, começa a circular com o objetivo de verificar irregularidades nos carros estacionados dentro dos principais centros comerciais da cidade. 

A operação começa pela região central, a partir das 9h, onde o sistema fará a leitura das placas apontando irregularidades na documentação, queixa de furtos e roubos sobre os veículos, bem como a fiscalização de estacionamento rotativo.

Equipado com cinco câmeras com tecnologia OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico), localização por georeferenciamento (latitude e longitude) e software de fiscalização operado dentro do veículo, o carro vai captar as imagens dos veículos estacionados e fará uma verificação na base de dados fornecida pelos órgãos de segurança pública.  Comprovada a irregularidade, a informação será compartilhada com as forças de segurança, contribuindo para a solução e prevenção dos casos de criminalidade.

No caso da fiscalização de estacionamento rotativo, o Guardião passará pelo mesmo local duas vezes, em um intervalo de tempo, permitindo, por exemplo, que o usuário do estacionamento rotativo tenha tempo hábil para validar o tíquete. Validada a irregularidade, será gerado o AIT (Auto de Infração de Trânsito) da ocorrência, com foto, localização, data e horário da infração. Todas as imagens do sistema serão validadas por um agente de trânsito, assim como já acontece na fiscalização por videomonitoramento. 

A proposta é que futuramente, com o aperfeiçoamento do software, se consiga monitorar também outras situações, como o uso indevido de vagas de idosos e deficientes, com carros credenciados no sistema.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana