CCZ promove última feira de adoção de cães e gatos do ano
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Zoonozes Adoção de Cães e Gatos
Zoonozes Adoção de Cães e Gatos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Saúde

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos promove neste sábado (09), das 8h30 às 13h30, a 7ª feira de adoção de cães e gatos, em sua sede localizada na Rua George Willians, 581, Parque Industrial. 

Será a última feira do ano, na qual estarão disponíveis para adoção 77 animais. Destes, são 52 cães, sendo 49 adultos (2 fêmeas e 7 machos especiais) e 03 filhotes (1 macho e 2 fêmeas), além de 25 gatos, sendo 4 adultos (1 macho e 3 fêmeas) e 21 filhotes (7 fêmeas e 14 machos).

Todos os animais são vacinados, vermifugados e castrados (adultos). Hoje, o CCZ conta com 134 animais em seu canil, muitos deles sob tratamento com veterinário.

Os interessados em adotar algum animal precisam ser maiores de idade e comparecer ao CCZ portando RG e CPF.

Existem dois tipos de adoção. O primeiro para animais saudáveis e castrados, a maioria, onde é preenchido um Termo de Adoção, em que a pessoa toma ciência dos cuidados e da posse responsável em manter o animal devidamente vacinado, vermifugado, abrigado e alimentado adequadamente.

O outro tipo de adoção é para animais filhotes, que ainda não têm idade para serem castrados (menos de 6 meses) ou animais especiais (que portam doenças crônicas ou físicas), que exigem cuidados maiores para a manutenção da sua saúde. Neste caso, é feito um Termo de Adoção Direcionada, onde há compromissos com o CCZ para que sejam realizadas a castração e os cuidados preservados. 

É permitido um período de experiência por 15 dias, em ambas as situações, para avaliação e adaptação do animal aos novos donos e moradia. Após esta etapa, o animal é considerado de fato adotado e não há possibilidade mais de devolução.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde