Guardião reforça fiscalização de estacionamento rotativo
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Guardião
O “Guardião” é um veículo aparelhado câmeras de monitoramento para fiscalizar os espaços de estacionamento rotativo - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A partir de segunda-feira (11), a fiscalização de trânsito de São José dos Campos passa a contar com um reforço tecnológico para garantir que mais pessoas possam utilizar as vagas de estacionamento nas vias públicas da cidade. 

O “Guardião”, veículo aparelhado câmeras de monitoramento para fiscalizar os espaços de estacionamento rotativo, começa a circular nos principais centros comerciais da cidade. O objetivo é democratizar o uso dos espaços, permitindo que um maior número de motoristas use uma mesma vaga durante o dia. 

Para comprovar a irregularidade, o “Guardião” passará pelo mesmo local duas vezes, em um intervalo de tempo, permitindo, por exemplo, que o usuário do estacionamento rotativo tenha tempo hábil para validar o tíquete. Validada a irregularidade, será gerado o AIT (Auto de Infração de Trânsito) da ocorrência, com foto, localização, data e horário da infração. Todas as imagens do sistema serão validadas por um agente de trânsito, assim como já acontece na fiscalização por videomonitoramento.

Substituindo o trabalho de doze agentes, o veículo também vai contribuir diretamente para otimizar a operação das equipes de fiscalização, que agora poderão deslocar os profissionais para organizar o trânsito e atender ocorrências.

A novidade também traz benefícios quando o assunto é segurança pública. Equipado com cinco câmeras com tecnologia OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico), localização por georeferenciamento (latitude e longitude) e software de fiscalização operado dentro do veículo, o carro passará pelas vias fazendo a leitura das placas e registrando a presença de carros roubados ou furtados, o que vai facilitar a atuação dos órgãos para a solução e prevenção destes crimes.

A proposta é que futuramente, com o aperfeiçoamento do software, se consiga monitorar também outras situações, como o uso indevido de vagas de idosos e deficientes, com carros credenciados no sistema.

Estacionamento rotativo

Com mais de 3.500 vagas de estacionamento rotativo, o sistema permite uma democratização do espaço público, com permanência máxima de 2 horas no mesmo local, garantindo que mais pessoas utilizem do espaço no seu dia a dia.

O ativamento das vagas pode ser feito através do parquímetros, com moedas e cartões pré-pagos, que podem ser adquiridos em estabelecimentos credenciados, ou por meio do aplicativo Estacionamento Rotativo SJC, que pode ser baixado diretamente no celular, permitindo inclusive a escolha do tempo de permanência do veículo naquele local. 

Os pontos de estacionamento rotativo podem ser consultados aqui.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×