Crianças especiais recebem cadeiras de rodas sob medida
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Entrega de cadeiras de rodas no auditório do Centro da Juventude na zona sul.
Ao todo, a Prefeitura comprou 193 cadeiras de rodas, que irão beneficiar 153 pacientes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos entregou, nesta terça-feira (5), mais 29 cadeiras de rodas para pacientes com necessidades especiais, a maioria crianças, sendo 15 equipamentos comuns, 10 cadeiras adaptadas e 4 cadeiras de banho.

As primeiras entregas começaram na semana passada, totalizando 22 equipamentos, sendo 13 cadeiras motorizadas, 1 cadeira não motorizada e 8 cadeiras de banho. Todos os pacientes beneficiados são atendidos nas unidades de reabilitação da Secretaria de Saúde.

Ao todo, a Prefeitura comprou 193 cadeiras de rodas, que irão beneficiar 153 pacientes. Deste total, ainda faltam 142 cadeiras para serem entregues. O investimento da Prefeitura foi de R$ 535,4 mil, beneficiando adultos e crianças. As entregas estão acontecendo por etapas, conforme liberação dos fornecedores. No dia 12 de dezembro está prevista a entrega de uma nova remessa.

Angela da Silva é mãe de Brenda Gabrieli Alves, de 8 anos, que recebeu sua cadeira adaptada. Ela conta que aguardava o equipamento há mais de um ano. “A cadeira anterior era pequena e dificultava a acomodação dela. Agora, estamos felizes, porque o novo equipamento ajusta melhor a coluna e o quadril”, disse Angela.

Sofia Teixeira dos Santos, de 3 anos, recebeu a sua primeira cadeira de rodas. Sua mãe, Gilmara Luzia, conta que também aguardava pelo equipamento há 1 ano. “Vai melhorar muito a qualidade de vida da minha filha. Sem a cadeira é muito difícil andar de ônibus, sair de casa. Agora vou conseguir levá-la para a escola no ano que vem”, disse.

William Ricardo Martins, de 10 anos, não escondia a felicidade com o novo equipamento. A mãe, Bruna Molina, aguardava a cadeira há um ano. “Foi o melhor presente de Natal que tivemos”, disse.

Todas as cadeiras entregues nesta terça-feira foram ajustadas de acordo com as características físicas dos pacientes. Durante a entrega, eles foram acompanhados pelos fisioterapeutas que trabalham nas 3 unidades de reabilitação da Prefeitura. Todas as crianças com necessidades especiais cadastradas até 30 de junho deste ano para receber a cadeira sob medida estão sendo atendidas, zerando a demanda reprimida que começou a se acentuar a partir de 2013.