Alunos do Pinheirinho recebem a skatista mundial Pâmela Rosa
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Pamela Rosa Skatista
Pâmela falou também sobre o respeito, a importância dos estudos e a atenção que elas devem dar aos conselhos dos pais - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Rodrigo Simões Machado
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Dona de diversos títulos e bicampeã mundial na modalidade de street, a skatista joseense Pâmela Rosa, 18 anos, participou de um bate-papo com os alunos do projeto “Caminhos do Esporte” na tarde desta segunda-feira (4), na Emef Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste de São José dos Campos.  

O encontro faz parte da programação do projeto da GCM (Guarda Civil Municipal), que já recebeu atletas renomados como a lutadora de taekwondo Júlia Vasconcelos e Lincoln Kanemoto das Neves, integrante da seleção brasileira de judô e integrante da equipe do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional), da Prefeitura.

O bate-papo com os participantes do projeto durou cerca de duas horas e as crianças puderam fazer perguntas sobre a história, carreira e os desafios enfrentados pela jovem no esporte. O encontro contou com a participação da mãe da atleta, Evânia Rosa.  

Com 105 mil seguidores em sua página  do Instagram, a atleta apresentou toda a sua trajetória até os dias atuais. “Agora, estou focada em conquistar uma vaga para a próxima Olimpíada (a modalidade foi oficializada para a competição mundial para a partir de 2.020)”, disse. 

Pâmela falou também sobre o respeito, a importância dos estudos e a atenção que elas devem dar quando o assunto é seguir os conselhos dos pais. Entre tantas perguntas curiosas, uma que surgiu em meio ao agito da garotada: “qual é a sua brincadeira favorita?”, disse um dos participantes do “Caminhos do Esporte”. Pâmela respondeu: “O taco é a melhor coisa.”.  

Sobre seus sonhos, a atleta disse que pretende cursar faculdade de educação física para que no futuro possa abrir uma academia com pista de skate em São José. “Quero muito poder dar oportunidades às outras pessoas. Ter uma escolinha”, contou. 

Integração

Os pais dos alunos também puderam participar do encontro com a atleta. A dona de casa Edilene da Silva Cordeiro, 37 anos, mãe do aluno Vinicius Samuel, de 11 anos, pode acompanhar a visita ao lado do filho e da pequena Laura, de 3 anos. 

“Estou adorando tudo isso. É ótimo para a educação. Para mim é bem melhor ter meu filho aqui nesse projeto do que fica nas ruas. O comportamento dele mudou muito nos últimos meses. Ele está mais dedicado”, disse Edilene. 

Seu filho, que está no 5º ano, disse que adora essas interações com os atletas. “Eu estou aprendendo sobre os atletas e dá vontade de estudar mais”, contou Vinicius.   

Currículo recheado

Pâmela começou a sua trajetória aos 8 anos e, desde então, se tornou a mais nova campeã na modalidade skate street. Pâmela é a atleta mais jovem a conquistar medalhas de ouro nos X Games, sendo bicampeã. Em 2014 e 2015, foi vice-campeã na modalidade SKB Street. 

Entre outros títulos de bicampeã no Mundial da World Cup Skateboarding (WCS) sul-americano, tetracampeã brasileira Paulista, tetracampeã paulista e Campeã no STU Open - etapa do Rio no Mundial de Street. Além disso, já figura entre as oito principais atletas do mundo e é apontada como uma das candidatas a representar o Brasil na Olimpíada de Tóquio 2020 na modalidade Street.

Caminhos do Esporte

O “Caminhos do Esporte - Iniciação Esportiva” foi criado em agosto deste ano com o objetivo de despertar novos talentos para o esporte joseense e oferecer boas perspectivas para o futuro das crianças da comunidade do Residencial Pinheirinho dos Palmares. Atualmente, o programa conta com a participação de cerca de 50 crianças, de 9 a 12 anos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×