Idosos recebem orientações no Centro da Juventude
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Viver a melhor idade sem trauma
As atividades integram a Campanha Viver Melhor a Vida Sem Traumas , da Prefeitura de São José - Foto: Beto Faria/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O Centro da Juventude que é palco de muitas ações esportivas e culturais recebeu, na manhã de sábado (2), frequentadores das Casas dos Idosos - Centro, Sul, Leste e Norte – que junto com familiares e amigos participaram de atividades de Lian Gong, dança, rodas de conversas e oficinas sensoriais.

Na roda de conversa, profissionais da área da nutrição e fisioterapia falaram sobre segurança doméstica e os cuidados básicos como não deixar tapetes em locais que facilitem as quedas. Já sobre alimentação, os idosos foram alertados sobre a importância de se manter hidratados e os alimentos que fortalecem os ossos e melhoram os reflexos, além de colaborar na melhor recuperação de traumas.

Mobilidade urbana

Agentes de trânsito montaram um circuito com semáforos para orientar a travessia segura na faixa de pedestre e a utilização da botoeira. No local também foram colocados obstáculos para que os idosos pudessem simular o dia a dia nas ruas e prevenir quedas.

A dona Maria dos Prazeres, 64 anos, frequentadora da Casa do Idoso Sul, achou tudo ótimo o que foi ensinado nas ações e disse que vai repassar as informações para as amigas que ainda não atravessam na faixa de pedestre. “Eu só atravesso depois que o sinal fica vermelho e mesmo assim ainda espero um pouco para andar” afirmou dona Maria.

Além dos idosos e familiares o evento chamou a atenção dos frequentadores do Centro da Juventude que viram a movimentação e foram prestigiar. Foi uma experiência intergeracional, principalmente para os que participaram da oficina sensorial que simula nos jovens as vivências dos idosos causadas pela dificuldade de caminhar e de enxergar.

Todos ganharam um kit saudável com frutas, barrinhas de cereais e suco. A ação terminou com um aulão de Zumba que juntou todos em ritmo de alegria e inclusão.

A Campanha

As atividades integram um trabalho conjunto das secretarias de Saúde, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida e Apoio Social ao Cidadão, além do Hospital Municipal.

A campanha Viver a Melhor Idade sem Traumas começou dia 16 de outubro e passou por todas as unidades das Casas do Idoso com ciclo de palestras. A campanha vai continuar com rodadas sobre segurança no trânsito e apresentação de teatro, nos dias 11 a 15 de dezembro

Unidades Casa do Idoso

Unidade Centro