Urbam recolhe aparelhos velhos de TV´s nas residências
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Pev no bairro jardim Copacabana na zona leste
Os equipamentos também podem ser encaminhados a um dos doze PEV´s distribuídos na cidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bianca de Aquino
Urbam

A Prefeitura de São José dos Campos orienta a população a fazer o descarte correto de aparelhos de TV´s de tubo – somente as que não serão mais utilizadas - para evitar que eles sejam descartados de forma incorreta em terrenos baldios, áreas verdes ou nas calçadas. Com o desligamento do sinal analógico, que estava previsto para 29 de novembro, o descarte se intensificou. O desligamento do sinal foi adiado para até 17 de janeiro.

A Urbam (Urbanizadora Municipal) disponibiliza o serviço gratuito de recolhimento de aparelhos eletroeletrônicos inservíveis (TV´s, computadores, impressoras, geladeiras, máquinas de lavar roupas, fogões e outros) nas residências. A retirada é feita por meio de agendamento que precisa ser feito pelo sistema 156.

A Urbam recolheu uma média mensal de 7,6 toneladas de materiais eletroeletrônicos (de janeiro a outubro deste ano) nas residências dos joseenses.

A coleta especial tem como objetivo facilitar a vida da população e oferecer destino correto aos equipamentos velhos que contêm substâncias tóxicas e, por isso, precisam de tratamento especial. Se descartado em locais inadequados, o lixo eletroeletrônico pode causar danos à saúde e poluir o meio ambiente.

O atendimento é exclusivo aos usuários domésticos, em pequenas quantidades. Empresas, comércios, oficinas de montagem e manutenção, entre outros, devem continuar dando destino próprio ao seu lixo eletrônico.

Todo esse material recolhido fica armazenado temporariamente na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS), no bairro Torrão de Ouro e é entregue aos cooperados da Central de Cooperativas, - que estão responsáveis pela triagem e venda dos materiais recicláveis - para geração de renda.

Os equipamentos também podem ser encaminhados aos PEV´s (Pontos de Entrega Voluntária).

Locais dos PEV´s:

Sul

Campo dos Alemães | Avenida dos Evangélicos, 601

Dom Pedro 2º | Rua Trinta e Sete, 130

Residencial Gazzo | Rua Arcilio Moreira da Silva (ao lado do cemitério Colonia Paraíso)

31 de Março | Rua Guidoval, 100

Jardim Satélite | Rua Estrela Dalva, 135

Interlagos | Rua Ubirajara Raimundo de Souza, 21

Leste

Galo Branco | Avenida Benedito Luiz de Medeiros, 811

Novo Horizonte | Rua dos Topógrafos (esquina com a Avenida Tancredo Neves)

Copacabana | Rua Charles Diamond, em frente à Praça Joaquim Figueira de Andrade

Norte

Altos de Santana | Avenida Alto do Rio Doce, 1075 (ao lado da Escola Municipal Vera Babo de Oliveira)

Vila Jaci | Rua Xavantes, 367

Martins Pereira | Rua Ana Gonçalves da Cunha (ao lado do estádio), nº 370

Segunda-feira a sábado, das 8h às 17h

Domingo, das 8h às 12h

Horários sujeitos a alterações

*Conforme as leis municipais 7.815/2009 e 8.206/2010, descartar entulho de obra em terrenos ou ruas pode acarretar multa ao infrator.