"Minha Praça de Volta" terá a 11ª área revitalizada
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Revitalização da Praça de Santana 1
Nesta semana, foi realizada a remoção do chafariz, que estava desativado há pelo quatro anos - Foto: Beto Faria/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos começou nesta semana a revitalização da praça Monsenhor Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro, em Santana, na zona norte. O serviço está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e deverá ser concluído até o final deste mês.

É a 11ª área de lazer que será reurbanizada dentro do programa Minha Praça de Volta, que tem por objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguros às comunidades. O programa visa recuperar as praças abandonadas, principalmente dos bairros mais distantes, para que as famílias voltem a frequentar os locais com tranquilidade.

Nesta semana, foi realizada a remoção do chafariz, que estava desativado há pelo quatro anos. No local, está sendo implantado um piso intertravado, o que garantirá para os frequentadores da praça mais 150 metros quadrados de área útil.

Entre as melhorias que serão implementadas na praça estão a revisão das calçadas e da iluminação, pintura de bancos e postes, serviços de roçada geral e poda de árvores e trabalhos de poda de plantas ornamentais (as chamadas cercas vivas), plantio de flores nos canteiros, adubação dos jardins e aplicação de produtos contra pragas e doenças que atingem gramados, árvores e plantas ornamentais.

Reurbanização

Por meio do programa Minha Praça de Volta, implantado pela atual gestão, já foram reurbanizadas desde março último um total de 10 áreas de lazer. 

Além do trabalho recém-concluído na praça Pireu, foram revitalizadas as praças José Marcelino de Souza e Darci Ribeiro, no bairro Jardim São José 2, duas áreas públicas no Frei Galvão, o Parque Alambari e a praça do Pousada do Vale, todas na zona leste.

Na zona sul, a Prefeitura recuperou a praça localizada às margens do córrego Senhorinha, entre os bairros Campo dos Alemães e Dom Pedro 2º. Já na zona sudeste, foi reurbanizado o Parque Caminho das Garças, que fica no Putim.

Projeto piloto

Na praça Rubens Castilho, na zona sul, foi desenvolvido um projeto piloto, que poderá ser expandido para outras áreas de lazer. No local, as secretarias de Manutenção da Cidade e de Urbanismo e Sustentabilidade implementaram boas práticas sustentáveis para garantir um ambiente mais saudável, em  parceria com a comunidade e com alunos da rede municipal de ensino.

Entre as ações adotadas estão a formação de canteiros orgânicos em torno das árvores, criação de horta comunitária e compostagem de resíduos vegetais. 

A Prefeitura conta com o apoio da população para que denuncie, por meio da Central 156, atos de depredação e vandalismo contra as praças recuperadas, preservando o patrimônio público à disposição da população. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade