Começaram as obras do túnel antienchente no Jardim Augusta
Atualizado em 09/04/2019 - 11:06
Obras Antienchente Avenida Lisboa / Jardim Augusta
O projeto prevê a construção de 2.563 metros de extensão de novas galerias de águas pluviais em 9 ruas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou as obras antienchente no Jardim Augusta, região centro. Os trabalhos começaram pela avenida Lisboa, onde será construído um túnel para o escoamento de águas pluviais. A técnica de escavação adotada será o método não destrutivo do pavimento. 

O túnel terá 387m de extensão e 1,80m de diâmetro, permitindo a vazão de 11 mil litros de água de chuva por segundo, suficiente para eliminar os problemas de inundações no bairro.

O projeto completo de drenagem prevê ainda a construção de 2.563 metros de extensão de novas galerias de águas pluviais nas seguintes vias:  Budapeste, Berna, Varsóvia, Viena, Estocolmo, Bucareste, Moscou e Praça Paris. 

Fim dos alagamentos

Com a conclusão da obra, a Prefeitura colocará fim aos problemas de inundação que vêm se arrastando há anos na região, principalmente no verão – época de maior incidência de chuva. 

A Trail Infraestrutura, empresa responsável pelas obras, foi habilitada e classificada em primeiro lugar na Licitação Pública Nacional (LPN) feita pela Prefeitura, ao apresentar proposta de R$8.267.481,96. 

Os investimentos são oriundos de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Nova sinalização

A Prefeitura já implantou a nova sinalização viária em um trecho da avenida Lisboa, onde fica proibido o estacionamento na faixa da direita para dar maior fluidez ao trânsito. O estacionamento da esquerda será mantido. Os motoristas poderão contar com duas faixas de rolamento livres.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

×