200 testes rápidos são feitos no Dia Mundial de Combate à Aids
Atualizado em 21/12/2017 - 09:14
Dia Mundial de Combate a AIDS  / Praça Matriz
Todos os pacientes que apresentaram teste positivo foram encaminhados para o CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) para aconselhamento - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bianca de Aquino
Secretaria de Saúde

O Dia Mundial de Combate à Aids foi marcado, nesta sexta-feira (1º), por uma ação de conscientização promovida pela Prefeitura de São José dos Campos na Praça da Matriz, região central da cidade. Durante as seis horas em que os agentes de saúde estiveram na praça, foram realizados 100 testes HIV fluido oral com 1 resultado positivo e 100 testes de sífilis com 7 positivos.

Todos os pacientes que apresentaram teste positivo foram encaminhados para o CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) para aconselhamento, acompanhamento e tratamento. Durante a próxima semana, haverá uma intensificação da testagem rápida nas Unidades de Pronto Atendimento do Campo dos Alemães, Putim e Alto da Ponte. Nas unidades básicas e no CRMI o teste é disponibilizado na rotina.

Além da testagem rápida para HIV e Sífilis, foram distribuídos preservativos e folhetos com informações sobre as formas de contágio, orientações e serviços gratuitos disponíveis para tratamento. A ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos destas doenças.

Os casos

Em São José dos Campos, de janeiro a outubro deste ano, foram diagnosticados 209 casos novos de HIV/Aids pela Secretaria de Saúde. Destes, 66 pacientes já manifestaram os sintomas da doença e 143 são soropositivos para o HIV. Todos são acompanhados pelo CRMI. O tratamento é totalmente gratuito.

O CRMI atende na Rua Amin Assad 200, Jardim São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×