Inscrições para 33º Festivale podem ser feitas até 29 de julho
Atualizado em 18/07/2018 - 11:19
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Cena de espetáculo apresentado no festival do ano passado, no Centro de Estudos Teatrais (CET) - Foto: FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural está com inscrições abertas para o 33º Festivale, que será realizado de 30 de agosto a 9 de setembro, com o tema ‘inquietações cênicas’. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 do dia 29 de julho, por meio de ficha eletrônica disponível no site da instituição. O edital com todos os detalhes também está disponível no site da Fundação Cultural.

Podem se inscrever grupos de teatro de todo o Brasil, com qualquer espetáculo destinado ao teatro convencional, espaços alternativos, de rua e com temática destinada ao público adulto e infantil. Também podem ser inscritos espetáculos de bonecos, animação, circo, performance e intervenção, garantindo acessibilidade à diversidade de expressões e linguagens.

Dos espetáculos inscritos que atenderem as exigências do edital, a Fundação Cultural selecionará 18 para participarem do festival, sendo até 4 de São José, até 10 de demais cidades do Estado de São Paulo e até 4 de outros estados brasileiros. O resultado da seleção será divulgado no dia 3 de agosto pelo site da instituição. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo e-mail festivale2018@fccr.sp.gov.br

Curadores e tema

O festival deste ano tem como curadores Atul Trivedi (ator e diretor), Rodrigo Morais Leite (mestre e doutor em artes cênicas) e Fabiana Monsalú (atriz, diretora e mestre em teoria e prática do teatro). Segundo explicou Rodrigo Leite, o tema deste ano procura conectar-se com uma teatralidade que se preocupa com o debate de diversos assuntos sociais, como o feminismo, a tolerância religiosa e a luta pela igualdade racial no Brasil”.

“A edição deste ano do Festivale não destaca apenas as muitas temáticas que o teatro pode abordar – como política, racismo, homofobia, entre outros –, mas procura renovar, nos próprios artistas, a forma de se fazer teatro, trazendo inovação para a arte. E arte vem das inquietações das pessoas. Arte é para se expressar”, enfatizou Atul Trivedi.

Valorizar a cultura

O Festivale chega à sua 33ª edição reforçando o objetivo de valorizar a cultura, as artes cênicas e, especificamente, o teatro. Desta forma, a Fundação Cultural, por meio da Diretoria de Cultura e Patrimônio, entende que está contribuindo para o fortalecimento da criação, da produção artística e a integração entre os grupos teatrais.

Além das apresentações dos grupos selecionados, o festival também deverá ter a participação de grupos convidados e a realização de palestras, workshops, oficinas, intervenções e criações. A programação, com todas as atividades, horários e locais de realização está sendo definida e será divulgada em breve.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana