Pesquisas

Pesquisas

Estudos para conhecimento e monitoramento das condições ambientais do Parque.

As Unidades de Conservação de Proteção Integral da categoria Parque possuem três objetivos principais e um deles é a realização de pesquisas científicas. O PNMAR estimula a realização de estudos por pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação em seu território e entorno, em consonância com o Plano de Manejo e seu Programa de Pesquisa e Monitoramento – o qual visa conhecer e avaliar as condições ambientais do Parque e identificar alterações – contribuindo para a avaliação e realização de ajustes pela gestão da Unidade.

No âmbito do Conselho Gestor do PNMAR foi criada uma Câmara Técnica Permanente de Pesquisa, formada por conselheiros e convidados, que se reúne para analisar, debater e construir o Plano de Ação de Pesquisa do Parque, o qual envolve a avaliação e adequação de procedimentos para autorização de pesquisa, definição de aspectos prioritários de pesquisa para a Unidade, ações de comunicação científica, dentre outras questões relativas ao tema.

Procedimentos

As pesquisas realizadas no PNMAR contam com procedimento de análise e autorização pela gestão da Unidade e validação pela CTP de Pesquisa. O interessado deve seguir os passos:

  • Ler as Normas de Autorização;
  • Fazer o preenchimento do Formulário de solicitação;
  • No Formulário, para indicação do item relacionado ao critério prioritário por temas, basta consultar o arquivo de Aspectos Prioritários de Pesquisa e Monitoramento;
  • Juntar as licenças que forem necessárias;
  • Enviar para o e-mail do PNMAR e aguardar análise e emissão do Termo de Autorização. 

Os mesmos passos devem ser seguidos para solicitação de autorização visando à realização de atividades Pedagógicas ou de Extensão.

Estrutura física de apoio a Pesquisadores

O PNMAR teve seu Centro de Estudos reformado e está sendo equipado para propiciar a realização de atividades Didáticas como reuniões técnicas, aulas, seminários e práticas diversas. O Centro conta ainda com um pequeno alojamento (dormitório, sanitários com duchas e copa) que pode ser utilizado para pernoites por pesquisadores que desenvolvam estudos no Parque ou estudantes em disciplinas de campo.

Observação de Aves – Ciência Cidadã

A riqueza da avifauna do PNMAR está comprovada pelos vários colaboradores que se dedicam à atividade de Observação de aves e que percorrem as trilhas e espaços abertos do Parque em busca de registros e imagens.

Uma consulta ao e-bird sobre os registros feitos por pesquisadores e birdwatchers nos oferece a dimensão da riqueza de aves do Ruschi: https://ebird.org/hotspot/L5182704

 

×