Arboriza São José

Arboriza São José

Programa de arborização urbana

O que é o Arboriza São José?

O programa integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

O envolvimento dos cidadãos em ações de plantio e de cuidado com as árvores proporciona o desenvolvimento vínculos afetivos e de corresponsabilidade na implementação, proteção e conservação das árvores em ambiente público.

Seja nas florestas ou nas áreas urbanas, as árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. As árvores da cidade oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade e melhoram a qualidade de vida, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano, dentre inúmeros outros benefícios.

Saúde das árvores

O Município de São José dos Campos possui um patrimônio de 80.000 árvores. Porém, com a distribuição dessas árvores não sendo homogênea (Tanto em tempo de vida como em adequação das espécies ao ambiente urbanizado), acabou sendo gerada a necessidade da melhoria da arborização urbana de São José.

O Programa Saúde das Árvores surgiu da necessidade de uma estrutura material, tecnológica, formativa e logística, para a realização das atividades relacionadas à arboricultura urbana.

Educação Ambiental

O Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) foi instituído pela Lei Municipal 7.112/2006. Sua missão é integrar, divulgar, promover e articular as ações educativas desenvolvidas no município para formar indivíduos comprometidos e capazes de contribuir com uma cidade saudável, socialmente justa e ambientalmente segura.

Planos Municipais

-Dar continuidade nos Programas de Recuperação de Nascentes.

-Promover a recuperação, com a recomposição vegetal das APP's dos córregos Vidoca, Senhorinha, Cambuí, Pararangaba, Rio Comprido, Rio Paraíba e outros.

-Arborização ao longo da rodovia Presidente Dutra, priorizando locais onde houver moradias próximas.

-Promover o uso do sistema de energia solar e reuso de água nos equipamentos públicos.

-Levantamento e diagnóstico de todas as árvores da área urbana do município, em parceria com as universidades.

-Implantar os jardins verticais.

-Oferecer incentivos para o uso de tecnologias sustentáveis, como energia solar, coleta e reuso de água, telhados e paredes verdes.

-Valorizar o programa da Coleta Seletiva de Lixo e valorizá-lo.

-Incentivar a atuação de Cooperativas de Materiais Recicláveis em conjunto com a Urbam.

-Instalar novos Postos de Entrega Voluntária (PEV) para resíduos da construção civil, recicláveis e grandes volumes

Plano Municipal de Arborização Urbana


Um dos instrumentos para auxiliar a gestão da arborização é o Plano Municipal de Arborização Urbana, documento que contém o diagnóstico do patrimônio arbóreo e traz as diretrizes para implementar a arborização na cidade. O documento indica, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas e metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros.

Documentos

- Plano de Arborização Urbana

- Diagnóstico Final

Anexos

- Aspectos da Arborização SFX

- Aspectos de Arborização SJC

- Bairros de São José dos Campos - A3

- Cobertura Arbórea em Vias por Bairros

- Cobertura Arbórea Total Bairros

- Cronograma de Plantio Anual por Bairro

- Dominância de Copa SFX

- Dominância de Copa SJC

- Fluxos de Processos Seurbs

- Fluxos de Processos SMC

- Frequência de Espécies SFX

- Frequência de Espécies SJC

- Metas de Plantio e Cobertura Arbórea por Bairro

- Problemas e Propostas de Melhorias Seurbs

- Problemas e Propostas de Melhorias SMC

- Uso do Solo Área Urbana - A3

- Uso do Solo Bairros por Vias

- Uso do Solo Bairros