Inclusão é destaque na 2ª fase da Olimpíada do Conhecimento
Atualizado em 25/03/2024 - 13:44
2ª fase da Olimpíada Municipal do Conhecimento - Aluna cega faz a prova em braile
Anna Sthephanie, aluna da Emefi Leonor, fez a prova em braile e participa da Olimpíada nas três áreas do Conhecimento: Exatas, Humanas e Ciências da Natureza - Foto: PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

A 2ª fase da Olimpíada Municipal do Conhecimento, que integra o programa Prepara Campeões, da Prefeitura de São José dos Campos, tem movimentado as escolas municipais neste mês.  

Desde a última quinta-feira (21) até esta segunda-feira (25), foram aplicadas três avaliações divididas por áreas do conhecimento, que abrangem Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No total, 5.633 alunos dos 6º aos 9º anos se inscreveram. 

Entre os estudantes, está Anna Sthephanie Lopes Ribeiro, de 14 anos, da Emefi Profª Leonor Pereira Nunes Galvão, na Vila Industrial. Anna é cega, mas isso não a impediu de participar das seletivas. A aluna se inscreveu em todas as áreas do conhecimento e está fazendo as provas adaptadas em braile. 

"A escola se esforça bastante para me incluir em todas as atividades e eu acho isso muito importante, fico muito feliz por se importarem comigo", contou Anna. 

"Eu quis participar das provas pelo reconhecimento que as olimpíadas trazem para os alunos e também porque quero estar pronta para os desafios do Ensino Médio. Vou fazer vários vestibulinhos este ano para entrar em uma boa escola em 2025", completou. 

Anna conta que se mudou para São José dos Campos no ano passado e está satisfeita com a inclusão. "Eu vim de uma cidade pequena, aqui a acessibilidade é muito maior", destacou. 


Anna faz a leitura da prova ao lado da profissional de apoio | Foto: PMSJC

As provas são compostas por 20 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada, para que o aluno assinale a resposta correta, com tempo mínimo de permanência de 1 hora e máximo de 2 horas. 

Os 135 alunos, por área de Conhecimento, que passarem na segunda fase, irão para a fase final, com prova presencial entre os dias 9 e 11 de abril. 

Em abril serão divulgados os finalistas que irão compor os times olímpicos das escolas municipais e vão representar a cidade em diversas competições do saber.

O programa visa estimular a busca pelo conhecimento, o impulso para o rendimento escolar e a preparação dos estudantes para processos seletivos e os próximos passos da vida acadêmica.

Curiosidades

• O número de inscritos representa um crescimento de 41,53% na adesão dos alunos em relação ao ano passado, comprovando o sucesso do programa na rede de ensino municipal;

• A Emefi Professora Mercedes Carnevalli Klein, localizada no bairro Jardim Satélite, foi a recordista com 438 alunos, sendo que todos se inscreveram nas três áreas do conhecimento. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×