Prefeitura realiza plantios do Plano de Arborização Urbana
São José é referência em arborização urbana - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos cumpre as fases do Plano Municipal de Arborização Urbana, com o plantio de 4.700 árvores de diversas espécies adequadas para a área urbana em todas as regiões da cidade. O município avança para completar o plantio de 5 mil árvores nos próximos meses.

As espécies de árvores que estão sendo utilizadas para a arborização urbana são: Açoita-Cavalo-Miúdo, Angico Branco, Canelinha, Canudo-de-Pito, Manacá-da-Serra, Pau-Cigarra, Tingui-Preto, entre outras indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, paisagismos ou plantios urbanos. Cada muda foi adubada e recebeu protetor de tronco.

O plantio de árvores por equipes da Prefeitura acontece em áreas verdes públicas, praças, ciclovias, canteiros centrais de avenidas, de acordo com o Plano Municipal de Arborização Urbana e o planejamento urbano, e visando melhoria da qualidade de vida na cidade. A presença de árvores proporciona vários benefícios como a melhoria da qualidade do ar, diminuição da temperatura, diminuição dos impactos de chuvas, bem como a resiliência para adaptação às mudanças climáticas, entre outros.

O plantio de árvores em calçadas é de responsabilidade da Prefeitura de São José dos Campos. Os munícipes que desejam plantar uma espécie em frente a sua residência, devem solicitar pela central 156, os pedidos são analisados pela administração municipal.

Referência em Arborização

A excelência na gestão do patrimônio arbóreo público levou a cidade de São José dos Campos a conquistar, pelo 5º ano consecutivo, o selo internacional do Programa Tree Cities of The World.

O programa acontece desde 2019 e é organizado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e pela Fundação Arbor Day, ambos ligados a ONU, e reconhece as cidades que realizam uma boa gestão e valorizam a arborização urbana.

O Plano Municipal de Arborização Urbana é um dos principais instrumentos para planejamento e gestão da arborização urbana do município, que traz diretrizes para implementar a arborização na cidade, indicando, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas, metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros e definição de áreas prioritárias para plantios. A fase atual do plano está plantando 5.000 árvores em todas as regiões da cidade.

A Prefeitura de São José dos Campos já realizou o cadastramento de mais de 50 mil árvores existentes em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes do município. O número corresponde a 60% do patrimônio arbóreo público da cidade, e serão todas cadastradas.