Mulheres cuidam da saúde nas unidades abertas neste sábado
20/04/2024 14:28
Atendimento no Programa Bem Me Quero e Mutirão para Inserção de DIU
Pacientes foram atendidas em 7 locais, um deles dedicado ao mutirão de inserção do DIU - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Saúde

Um sábado voltado ao cuidado da saúde da mulher joseense. Assim foi o dia 20 de abril, com a realização de procedimentos e exames em unidades básicas de saúde, dentro do programa Bem Me Quero, oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos. Também houve aplicação de vacinas e pesagem do programa Bolsa Família para todos os públicos.

Uma das ações foi o mutirão para inserção do DIU (dispositivo intrauterino), que ocorreu de manhã na UBS Resolve Jardim Satélite, na região sul. A paciente Thalia Romero, mãe de dois filhos, estava tranquila, mas um pouco ansiosa antes do atendimento.

Cerca de meia hora depois, ela saiu agradecida. "É minha primeira vez colocando o DIU, e espero continuar com esse contraceptivo em vez de hormônios."

Seguro e eficaz, o DIU de cobre utilizado no mutirão tem duração de 10 anos. Pode ser retirado a qualquer momento, se a mulher desejar, permitindo a autonomia sobre o planejamento familiar.

O mutirão teve parceria da faculdade Anhembi Morumbi. Todos os procedimentos foram realizados pelas professoras de ginecologia e obstetrícia da instituição, com a participação dos alunos.

Para a coordenadora do curso de medicina, Barbra Azevedo, a ação é importante e permite aos estudantes o contato com a realidade nas atividades extraclasses. "O nosso foco é o atendimento generalista, além de ajudar ao próximo."

Saúde da mulher

Outra iniciativa foi a realização de exames ginecológicos preventivos e mamografia, além de outros procedimentos, em 6 unidades básicas de saúde. O objetivo é promover a qualidade de vida das mulheres.

Clebiana Rodrigues, que tem 3 filhos, ficou sabendo da campanha pelo Instagram da Prefeitura. Ela foi à UBS Resolve Morumbi, uma das unidades abertas para atender as pacientes.

Além do preventivo, ela realizou o teste rápido DST e marcou a mamografia. “Eu acho importante esse atendimento ao sábado. A gente que trabalha aproveita a folga e se cuida. Iniciativa muito positiva."

Criado há um ano, o Bem Me Quero atende às mulheres sempre num sábado de cada mês. A ação visa facilitar o acesso às unidades para as pacientes que não conseguem realizar os procedimentos durante a semana devido ao trabalho ou às ocupações diárias.

A coleta de exames preventivos, aplicação de vacinas e os testes rápidos também são realizados de segunda a sexta-feira em todas as unidades básicas e avançadas do município.