São José participa de encontro nacional da Urban95 em Recife
Atualizado em 18/04/2024 - 17:15
Fotos do Parque Naturalizado CRAS Alto da Ponte
Parque Naturalizado sustentável para a primeira infância implantado no Cras Alto da Ponte, um dos avanços obtidos com a iniciativa Uban95 - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Representantes da Prefeitura de São José dos Campos participarão do encontro nacional da Rede Urban95 em que serão traçadas estratégias de atuação para a primeira e a primeiríssima infâncias.

O evento será realizado em Recife (PE) de domingo (21) a terça-feira (23). São José terá um representante da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

O encontro é mais uma ação da iniciativa Urban95, à qual São José aderiu em 2022. Nos três dias de encontro, as cidades irão trocar experiências, consolidar parcerias e conhecer programas e serviços que fazem Recife ser uma das capitais brasileiras referência em políticas públicas para a primeira infância.

A programação do Encontro Urban95 prevê momentos de trocas e lições aprendidas entre gestores sobre avanços e desafios na construção de políticas públicas para bebês, crianças e cuidadores.

Além das cidades que compõem a Rede Urban95, participarão do evento representantes da idealizadora da Urban95, a Fundação Van Leer, e do realizador da iniciativa no Brasil, o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular), além de  parceiros técnicos.

Urban95

A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos.

O objetivo é incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.