São José conquista Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
12/04/2024 11:32
A Prefeitura São José foi a vencedora da 12ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 11-04-2024
Munícipio venceu na categoria Empreendedorismo na Escola da etapa estadual; iniciativa São José + Empreendedora beneficiou mais de 54 mil alunos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

É de São José! A cidade conquistou o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) na categoria Empreendedorismo na Escola.

O anúncio dos vencedores da etapa estadual da premiação aconteceu em uma cerimônia na capital paulista na noite desta quinta-feira (11), com a presença de autoridades, como o vice-governador Felício Ramuth, e convidados.

O Prêmio do Sebrae reconhece os investimentos feitos pela gestão pública na iniciativa São José + Empreendedora, que envolveu mais de 54 mil alunos em 2023.

Na rede de ensino municipal, a Educação Empreendedora está presente desde a Educação Infantil, com a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, e se estende por todo o Ensino Fundamental.

Para Alexandre Mazza, coordenador do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), a sensação é de orgulho e dever cumprido. “Receber um prêmio de tal magnitude, concorrendo diretamente com outros 237 municípios, é uma grande honra para nossa cidade e coroa o excelente trabalho realizado pelos nossos docentes e equipes gestoras. Agora, temos a responsabilidade de dar continuidade e colher resultados ainda melhores”, afirmou.

Alunos durante oficina de empreendedorismo no Cedemp | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Aprendizados para a vida

Em 2023, a parceria com o Sebrae no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi ampliada para mais de 46 mil alunos do 1º ao 9º ano, representando um crescimento de 127% em relação a 2022.

Com formações para os professores sobre a temática empreendedora e trabalho em equipe nas escolas, o programa tem como objetivo estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar, que valoriza a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, são desenvolvidas as competências necessárias para que empreendam na sua própria vida e conquistem seus sonhos.

Renata Primeiro e Josiane Neri são responsáveis pela implementação do JEPP nos anos iniciais e finais da rede municipal, respectivamente, e ressaltam o impacto positivo do programa nas escolas.

“É uma alegria imensa saber que a nossa dedicação faz a diferença na rotina dos estudantes. O empreendedorismo nas escolas transforma a visão de mundo das nossas crianças e adolescentes ao promover reflexões acerca da própria realidade e sobre o futuro”, destacou Renata.

“A Educação Empreendedora fomenta atitudes e comportamentos em nossos alunos que, para além da escola, são indispensáveis à vida. As experiências transcendem a sala de aula e afetam a maneira como o jovem atua na própria família, no bairro onde mora, assumindo o protagonismo de sua história”, completou Josiane.

Ao longo dos encontros, os alunos vivenciam propostas que envolvem planejamento, estabelecimento de metas, colaboração, identificação de oportunidades, iniciativa, busca de informações, comprometimento e persistência, estimulando comportamentos empreendedores e a capacidade de transformar objetivos em projetos reais.

Entre os temas trabalhados com os alunos estão: soluções sustentáveis, robótica empreendedora, tecnologias digitais, geração empreendedora e outros.

Feiras do JEPP movimentam toda a comunidade escolar | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Educação Empreendedora

Coordenadas pelo Cedemp, dentro da disciplina de Enriquecimento Curricular, as atividades da Educação Empreendedora envolvem também Educação Financeira e Fiscal, em parcerias com a Receita Federal e o Procon, por meio de aulas semanais, exercícios e projetos que abordam conceitos e produtos financeiros, tributos e administração pública.

A cada ano, os projetos da Educação Empreendedora desenvolvidos são expostos no Empreende - Startups Educacionais, ao final do segundo semestre.

O evento apresenta ideias inovadoras e atividades que valorizam os sonhos e a empatia para apreciação e visita de alunos, professores, convidados e de toda a comunidade escolar.

Mais de 7.000 estudantes e equipes das escolas participaram do Empreende 2023 | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Prêmio Sebrae

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.

Além de premiar boas práticas municipais, o PSPE objetiva estimular a inovação no setor público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios.

As prefeituras vencedoras disputarão a etapa nacional da premiação, que começa a partir de 29 de abril, quando os primeiros colocados de cada categoria dos Estados serão avaliados pela comissão nacional. A cerimônia final está prevista para ocorrer em 11 de junho, em Brasília (DF). No total, a 12ª edição do Prêmio recebeu mais de 2,5 mil inscrições em todo o País.

Saiba mais na página do Sebrae.