São José é finalista no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Atualizado em 11/04/2024 - 10:38
JEPP-Feira de Empreendedorismo na EMEFI Maria Antonieta Payar-Fotos:Adenir Britto/PMSJC 27/10
São José + Empreendedora: mais de 54 mil alunos foram envolvidos nas ações, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, em 2023 - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos participa, na noite desta quinta-feira (11), da cerimônia da XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) na capital paulista.

A cidade concorre na etapa estadual do prêmio, na categoria Empreendedorismo na Escola, apresentando as ações da iniciativa São José + Empreendedora, desenvolvida pela Secretaria de Educação e Cidadania.

Na rede de ensino municipal, a Educação Empreendedora está presente desde a Educação Infantil, com a Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, e se estende por todo o Ensino Fundamental.

Mais de 7.000 crianças participaram da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos em 2023 | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Em 2023, a parceria com o Sebrae no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi ampliada para mais de 46 mil alunos do 1º ao 9º ano, representando um crescimento de 127% em relação a 2022.

Com formações para os professores sobre a temática empreendedora e trabalho em equipe nas escolas, o programa tem como objetivo estimular a cultura empreendedora no ambiente escolar, que valoriza a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Dessa forma, são desenvolvidas as competências necessárias para que empreendam na sua própria vida e conquistem seus sonhos.

Ao longo dos encontros, os alunos vivenciam propostas que envolvem planejamento, estabelecimento de metas, colaboração, identificação de oportunidades, iniciativa, busca de informações, comprometimento e persistência, estimulando comportamentos empreendedores e a capacidade de transformar objetivos em projetos reais.

Entre os temas trabalhados com os alunos estão: soluções sustentáveis, robótica empreendedora, tecnologias digitais, geração empreendedora e outros.

Feiras do JEPP movimentaram as escolas no decorrer de 2023 envolvendo toda comunidade | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Coordenadas pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), dentro da disciplina de Enriquecimento Curricular, as atividades da Educação Empreendedora envolvem também Educação Financeira e Fiscal, em parcerias com a Receita Federal e o Procon, por meio de aulas semanais, exercícios e projetos que abordam conceitos e produtos financeiros, tributos e administração pública.

Alunos marcaram presença na palestra sobre Educação Financeira do Vale Finanças | Foto: Adenir Britto/PMSJC

A cada ano, os projetos da Educação Empreendedora desenvolvidos são expostos no Empreende - Startups Educacionais, ao final do segundo semestre.

O tradicional evento leva ideias e atividades que valorizam os sonhos, a inovação e a empatia para apreciação e visita de alunos, professores, convidados e toda a comunidade escolar.

Em 2023, o Empreende teve a participação de 50 Emefi's e 112 escolas infantis e mais de 2.000 visitantes | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Prefeitura Empreendedora

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.

Além de premiar boas práticas municipais, o PSPE objetiva estimular a inovação no setor público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios.

Saiba mais na página do Sebrae.