Alunos iniciam 3ª fase da Olimpíada do Conhecimento
Atualizado em 09/04/2024 - 17:56
3ª Fase da Olimpíada Municipal do Conhecimento
Mais de 400 estudantes participam dos três dias de prova; finalistas irão compor os times olímpicos que vão representar a cidade em demais competições do conhecimento - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

A Olimpíada Municipal do Conhecimento chegou na 3ª fase nesta semana, com 405 estudantes dos anos finais participando das seletivas.

Na tarde desta terça-feira (9), os classificados na etapa anterior foram até o Centro de Formação do Educador (Cefe) para realizar a prova de Ciências Exatas.

Nos próximos dois dias, as avaliações de Ciências Humanas e Ciências da Natureza serão aplicadas. O tempo mínimo de permanência é de 1 hora e o máximo de 2 horas.

O aluno Gabriel Barbosa do Santos, de 14 anos, está no 9º ano da Emefi Profª Silvana Maria Ribeiro de Almeida e irá fazer as provas nas três áreas do conhecimento. “Eu já participei no ano passado em duas áreas, esse ano minha meta é entrar nas três!”, afirmou.

“Foi uma experiência muito rica que vou levar para a vida inteira. Não só os aprendizados, mas todos os momentos que passei com meus amigos e professores”, completou.

Gabriel busca melhorar ainda mais seu desempenho nos estudos | Foto: Adenir Britto/PMSJC

As provas são compostas por 10 questões objetivas e 5 discursivas, abordando habilidades e conhecimentos cobrados em Olimpíadas conhecidas como OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OBG (Olimpíada Brasileira de Geografia) e ONC (Olimpíada Nacional de Ciências).

A Emefi Profª Mercedes Carnevalli Klein se destacou como a escola com mais classificados para a 3ª fase: 49 alunos. Clarissa Maciel Galvão da Silva, de 14 anos, é um destes jovens talentos.

“Estou no 9º ano e a Olimpíada é uma boa oportunidade de ficar pronta para o Ensino Médio. Estou bastante animada e confiante!”, destacou.

Clarissa está participando pela primeira vez da Olimpíada | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Times Olímpicos

Os alunos que vencerem esta última etapa, sendo 45 por área de conhecimento, irão compor os Times Olímpicos da rede de ensino municipal, representando suas escolas e o município em demais processos seletivos.

Os 135 estudantes terão aulas semanais no contraturno escolar (presencial e remota), materiais extras de apoio e participarão de outras Olimpíadas do Conhecimento ao longo do ano.

A iniciativa integra o programa Prepara Campeões, da Prefeitura de São José dos Campos, que visa estimular a busca pelo conhecimento, o impulso para o rendimento escolar e a preparação dos estudantes para processos seletivos e os próximos passos da vida acadêmica.