São José vai em busca do 5º título seguido dos Jogos Abertos
Atualizado em 28/09/2023 - 12:23
Reunião com coordenadores
A equipe técnica da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura reuniu os coordenadores das equipes para passar todas as instruções pertinentes aos jogos - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A delegação de São José dos Campos está pronta para a disputa da 85ª edição dos Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni", a maior competição esportiva da América Latina, que neste ano será disputada em São José do Rio Preto, entre os dias 2 e 14 de outubro.

Atual tetracampeão consecutivo da competição, São José compete com 46 equipes em 26 modalidades e 411 atletas (199 homens e 212 mulheres). A delegação terá ainda 90 membros de comissões técnicas e 73 de equipe de apoio, totalizando 574 pessoas.

Mais uma vez, São José entra na disputa como uma das favoritas ao quinto troféu seguido da competição, depois do título dos Jogos Regionais – o 10º consecutivo, conquistado em julho na cidade de Pindamonhangaba.

Nos Regionais São José fechou sua participação com 324 pontos, conquistando 26 troféus de primeiro colocado, oito de segundo colocado e quatro de terceiro. Os campeões e vices de cada modalidade dos Regionais garantiram classificação nos Abertos.

Nesta quinta (28) a equipe técnica da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura reuniu os coordenadores das equipes para passar todas as instruções pertinentes aos jogos, como dia e horário das viagens, cronograma da competição, regulamento do alojamento, documentação necessária e informações gerais para os atletas.

As equipes começam a viajar na segunda-feira (2) e as primeiras competições, de acordo com o calendário divulgado pelo comitê organizador, estão programadas para quarta (4), com as modalidades de basquete boxe, futebol, handebol, malha, tênis, tênis de mesa e wrestling.

Hexacampeã

Ao longo da história, São José soma seis títulos dos Jogos Abertos, conquistados nos anos de 1969 (Araraquara), 2014 (Bauru), 2017 (consórcio ABC – Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires), 2018 (São Carlos), 2019 (Marília) e 2022 (São Sebastião). Em 2020 e 2021 os jogos não foram realizados devido à pandemia de covid-19.

Na edição passada disputada em São Sebastião, São José encerrou sua participação com uma vantagem de 65 pontos sobre a segunda colocada, Santos – 268 a 203. Das 45 equipes que representaram a cidade nos Jogos, entre masculinas e femininas, 14 conquistaram o troféu de campeã, cinco terminaram com o vice-campeonato e 14 ficaram em terceiro lugar.

Rio Preto vai receber mais de 8.000 atletas, representando 192 cidades paulistas. As provas serão realizadas em 26 locais e a abertura será no dia 5 de outubro, a partir das 18h30, no Centro Regional de Eventos.

A competição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Prefeitura.

Equipes joseenses

26 modalidades (46 equipes classificadas, entre masculinas e femininas)

Atletismo (m/f), badminton (m/f), basquete (m/f), biribol (m), bocha (m), boxe (m/f), boxe até 18 anos (m/f), capoeira (m/f), ciclismo (m/f), damas (m/f), futebol (f), futsal (f), ginástica artística (m/f), ginástica rítmica (f), handebol (f), judô (m/f), karatê (m/f), kickboxing (m/f), malha (m), natação (m/f), supino (m/f), taekwondo (m/f), tênis (f), tênis de mesa (m/f), voleibol (m/f), wrestling (m/f) e xadrez (m/f).

Delegação

574 pessoas (entre atletas, comissões técnicas e equipe de apoio)