Nova ciclovia liga bairros e distrito na região leste da cidade
Atualizado em 07/10/2023 - 08:21
Obra da ciclovia da GM é concluída. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 06-10-2023
Rota cicloviária da GM tem 8 quilômetros e atende ciclistas e pedestres - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Uma nova rota cicloviária interligou 8 bairros da região leste de São José dos Campos e trouxe mais mobilidade urbana à população. Agora, já é possível fazer o trajeto de bicicleta ou a pé entre o viaduto da Vista Verde e a SP-62, em Eugênio de Melo, com toda a segurança para pedestres e ciclistas.

São cerca de 8 quilômetros de sistema cicloviário para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. O  investimento foi de R$ 3,266.394,71.

Pedal

Ciclista há mais de 50 anos, Adelson Luiz da Conceição, 59 anos, morador do Santa Inês 1, utiliza a bicicleta como principal meio de locomoção. E o novo sistema cicloviário já passou a fazer parte do trajeto dele. “Eu vou e volto pelo mesmo caminho quando vou para Santana. Ficou bom e com mais segurança. Quanto mais ciclovia fizer, melhor é para nós.”

Jennifer e os amigos ciclistas aprovaram a nova ligação, que permite acesso até à cidade vizinha. “Achei ótimo, fazia falta porque sempre fazemos o trajeto de São José a Caçapava. Estamos muito satisfeitos.”

Morador do Valparaíba, Pedro se sente mais seguro com a nova rota. “A ciclovia é boa para impedir acidentes e melhorar a segurança dos ciclistas. Antes, corríamos risco de sermos atropelados. Ajudou muito o ciclismo, que terá mais segurança, além de melhorar o nosso desempenho.” Ele aproveitou para sugerir a construção de uma nova ciclovia ligando a Vila Industrial à Via Norte através da conexão com a Avenida Sebastião Gualberto.

Percurso

O sistema cicloviário GM, como vem sendo chamado, tem ponto de partida na Avenida General Motors, próximo ao viaduto da Vista Verde, e segue passando por condomínios, fábricas e armazéns, até a UPA Eugênio de Melo, onde pode se conectar, no distrito, com a ciclovia existente no cruzamento da Rua General Eugênio de Augusto Melo com a Estrada Velha Rio São Paulo.

Para a implantação do novo sistema, com trechos de ciclovia e ciclofaixa, foram realizados serviços de terraplanagem, nivelamento, drenagem, concretagem e sinalização de solo e horizontal. Rampas de acesso também foram instaladas em diversos pontos.

Somado aos trechos de ciclovia já existentes ao longo do trajeto, o novo corredor chega a mais de 10 quilômetros e permite acesso aos bairros Vista Verde, Santa Inês, Jardim Diamante, Jardim das Flores, Eugênio de Melo, Jardim Ipê, Jardim Itapoã e Galo Branco.

Com o objetivo de garantir mais segurança aos ciclistas e pedestres, houve alterações viárias em Eugênio de Melo. Um trecho de mão dupla da Rua 15 de Novembro passou a ter sentido de mão única para o bairro.

Mapa

São José tem 175 quilômetros de sistema cicloviário. Além das obras viárias que já nascem com ciclovias, também estão previstos investimentos específicos em outras obras.

Ao todo, estão projetados mais 55 quilômetros de rota cicloviária na cidade. Já está em execução o sistema do bairro Chácaras Reunidas, que terá 5,4 quilômetros de extensão. Também estão em andamento as rotas na Avenida Rodolfo Castelli e Via Jaguari.

O pacote cicloviário também prevê a construção da ciclovia que vai ligar o DCTA ao São Judas Tadeu, em um percurso de 8 quilômetros.

Estão em projeto a ampliação do sistema cicloviário da Livio Veneziani, Via Oeste, Sebastião Gualberto, Cajuru, Bom Retiro, Anel Viário e Anel Viário Leste.


GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×