Programa de Parklets registra novas adesões em São José
Atualizado em 28/12/2023 - 10:50
Novos Parklets - Mia Pizzaria. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 27-12-2023
O empreendedor Robson Faval, da Mia Pizzaria, instalou um parklet em frente a seu estabelecimento na última sexta-feira (22) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Gabinete

O Programa de Parklets, criado pela Prefeitura de São José dos Campos, ganhou novas adesões em dezembro. Empreendedores da cidade aprovaram seus projetos e já oferecem melhores acomodações para os clientes. Além, é claro, de impulsionarem a economia da cidade.

O empreendedor Robson Faval, da Mia Pizzaria, instalou um parklet em frente a seu estabelecimento na última sexta-feira (22).

“Eu sempre via esses parklets em São Paulo e achava incrível. Quando a Prefeitura de São José liberou, corri atrás também”, afirmou. “Nós fazíamos apenas delivery, mas agora ganhamos um espaço para atender aos clientes aqui mesmo”, completou.

Uma padaria da região central também aprovou projeto e, nos próximos dias, vai oferecer o espaço.

No Programa de Parklets, o estabelecimento comercial pode utilizar o espaço de até duas vagas de estacionamento em frente a seu comércio (até 11 metros) para acomodar seus clientes.

Os bares Coronel e Chaparral da Villa, na região central, foram os primeiros comércios aprovados e que já instalaram os parklets.

Economia

A iniciativa da Prefeitura representa um incentivo econômico para o setor de bares, restaurantes, cafeterias, lanchonetes, sorveterias e similares, pois o município concede a permissão de uso das vias públicas para os comerciantes.

Os empreendedores podem expandir suas áreas de atendimento ao público com a possibilidade de colocação de mesas, cadeiras, bancos, dentre outros usos previstos na legislação.

A Assessoria de Projetos Especiais da Prefeitura de São José contratou um projeto executivo padrão para construção desses parklets, o que é vantajoso para os comerciantes que não precisam custear essa etapa da instalação, apenas a construção da estrutura seguindo o projeto executivo.

A permissão para uso do espaço público terá validade de cinco anos, após processo de análise da Prefeitura.