Escola da região sul disputa prêmio de aprendizagem solidária
Atualizado em 17/11/2020 - 18:31
A iniciativa realizada durante o ano letivo de 2019, teve como principal objetivo construir, motivar, ampliar o repertório dos alunos
A iniciativa, realizada durante o ano letivo de 2019, teve como principal objetivo trabalhar o senso de solidariedade entre os alunos e a comunidade onde estão inseridos - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Uma turma de 35 alunos do 5º ano da Emef Ruth Nunes da Trindade, no Parque Interlagos, região sul da cidade, chegou à final do 1º Prêmio de Aprendizagem Solidária.

A primeira edição do prêmio recebeu 223 projetos de 14 estados. As inscrições foram divididas em quatro categorias, da educação infantil ao ensino superior, além de Organizações da Sociedade Civil. Selecionados entre os 33 projetos finalistas, os estudantes da região sul aguardam ansiosos pelo resultado, que será divulgado no próximo dia 26 de novembro.

A indicação é resultado das produções de cartas elaboradas pelos estudantes para o projeto "Cartas Perdidas”, idealizado pelo jornalista Guilhermo Codazzi.

A iniciativa, realizada durante o ano letivo de 2019, teve como principal objetivo construir, motivar e ampliar o repertório dos alunos, além de trabalhar o senso de solidariedade entre eles e a comunidade onde estão inseridos.

Os alunos participaram de todas as etapas, desde o planejamento até a elaboração da escrita de cartas. As produções foram direcionadas para diversas instituições do Vale do Paraíba, como asilos, abrigos, hospitais e romeiros que passavam pela rodovia Presidente Dutra rumo a Aparecida. A atividade serviu ainda para aprimorar o conceito de função social da escrita dos alunos, ampliar o vocabulário e melhorar a interpretação de textos.

“A atividade incentivou o senso de solidariedade, amor ao próximo, empatia, cooperação e comunicação positiva. Os alunos aprenderam que ser solidário é uma via de mão dupla, pois quem é solidário e quem recebe a prática são presenteados. Os estudantes aprenderam também que podem ter um lugar importante na vida de muitas pessoas e que um pequeno gesto pode representar muito”, afirmou a professora Fernanda Macedo Costa dos Santos.


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