Pediatria começa a funcionar no Centro Lucy Montoro
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Centro de Reabilitação Lucy Montoro. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 26-03-2020
A nova unidade recebeu o pronto atendimento infantil e o setor de observação da pediatria - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

O Hospital Municipal de São José dos Campos transferiu o pronto atendimento infantil e o setor de observação da pediatria para o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, que fica ao lado da unidade hospitalar e é administrado pela mesma organização social, a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). Na tarde desta sexta-feira (27), o atendimento pediátrico já começou a funcionar no novo prédio.

A autorização para utilizar o espaço do Centro Lucy Montoro foi dada na quinta-feira (26) pelo Governo do Estado, responsável pela administração do espaço. A medida, em caráter temporário, é necessária para que seja reservada uma ala exclusiva para atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, que deve ficar disponível dentro de uma semana.

A ala onde estava a pediatria do Hospital Municipal é segregada dos demais espaços, garantindo o isolamento dos pacientes que necessitam de internação e tratamento intensivo. O setor terá 24 leitos de internação e 11 de UTI. Em um possível momento mais crítico do avanço da doença, a UTI poderá chegar a 20 leitos.

A Prefeitura reforça que a ala para pacientes com coronavírus será totalmente isolada dos demais setores do hospital, evitando que outros pacientes possam ser infectados. Será uma unidade completa para atendimentos de emergência, com pronto-socorro separado, enfermaria e UTI (unidade de terapia intensiva).