Tiro de guerra tem incorporação de 100 novos atiradores
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Tiro de Guerra - Solenidade de matrícula. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 13-03-2020
Recrutas durante solenidade de incorporação no Tiro de Guerra em São José; eles farão curso de formação de nove meses, podendo depois seguir carreira militar - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos e o Tiro de Guerra do município realizaram nesta sexta-feira (13) solenidade de incorporação e matrícula dos 100 novos atiradores.

Os recrutas da classe de 2001 farão curso de formação de reservistas de segunda categoria, com duração de nove meses.

Eles passarão por uma formação militar básica para força territorial. Ao final do curso, os interessados em seguir carreira militar devem se submeter a novas seleções.

A cerimônia de incorporação, com a presença de amigos e familiares dos novos atiradores, foi realizada no Pátio do Tiro de Guerra, na Vila Industrial, na zona leste.

Motivação

Os recrutas demonstraram animação com o início do curso e vontade de seguir carreira militar.

"Estou muito empolgado. Na minha família tem muitos militares e sempre tive vontade de seguir carreira nesta área. Pretendo ir para a Aeronáutica", disse Gabriel Ribeiro da Rosa, 18 anos.

"Acho que o curso vai ser muito bom e vou aprender bastante. Não vejo a hora de começar. Pretendo seguir carreira militar no Exército. Meu sonho é ir para a Escola de Sargentos das Armas", afirmou Guilherme Galvão Rabelo de Araújo, 19 anos.

Parcerias

O Tiro de Guerra mantém convênio com a Prefeitura, responsável por fornecer as instalações e a manutenção do prédio. O Exército Brasileiro fornece fardamento, munição, material bélico e instrutores, entre outros serviços.

O Tiro de Guerra forma soldados reservistas que ficam durante um período de quase um ano trabalhando voluntariamente depois de serem convocados para o alistamento.

Os atiradores ajudam em campanhas do Fundo Social de Solidariedade, como doação de agasalhos, ações de combate à dengue, auxiliam a Defesa Civil no combate a queimadas, proferem palestras em escolas e entidades e trabalham em atividades vinculadas ao Corpo de Bombeiros, entre outras atividades em prol da comunidade.

A Junta de Serviço Militar é mantida pela Prefeitura e presta serviços administrativos ao Exército Brasileiro. Tem como funções o alistamento militar, emissão de documentos pertinentes ao Exército Brasileiro e regularização da situação militar.

Também presta serviços como dispensa e adiamento de incorporação, inserção e eximição do serviço militar, seleção, serviço alternativo ao serviço militar, recusa e prestação do serviço militar obrigatório, reaquisição de direitos políticos, preferenciamento e transferência de forças armadas, unificação do alistamento, reabilitação, retificação dos dados e opção de nacionalidade.