São José ganha destaque mundial por excelência na arborização
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
Dia 21 de Setembro - Dia da Árvore. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.
Três cidades no Brasil -- Campo Grande (MS), São Carlos e São José dos Campos (SP) -- estão entre as primeiras a serem celebradas pela excelência de sua arborização urbana - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

São José dos Campos integra o trio das primeiras cidades brasileiras homenageadas com o reconhecimento de Tree Cities of the World, oferecido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Fundação Arbor Day. Ao lado de São Carlos (SP) e Campo Grande (MS), São José figura entre as primeiras do mundo a serem reconhecidas por seu compromisso com o manejo florestal urbano.

O programa Tree Cities of the World é uma parceria da FAO e da Fundação Arbor Day, que começou em 2019 e já reconhece cidades em 17 países. Sua visão é conectar cidades ao redor do mundo em uma nova rede dedicada a adotar as abordagens mais bem-sucedidas para o gerenciamento de árvores e florestas urbanas.

Para obter esse reconhecimento, cada cidade atendeu a cinco padrões principais de gestão e manejo florestal urbano. A notícia da seleção de São José ainda dentro da avaliação de 2019 foi confirmada na última semana.

Por meio do Programa “Arboriza São José”, a Prefeitura está integrando um conjunto de ações para modernizar e otimizar a gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos. O Plano de Ação inclui a ampliação de plantios em toda a cidade, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas com aparelhos de última geração, emissão de laudos técnicos, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações de técnicos e operadores, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana, e incentivar a  adesão de moradores aos plantios nas calçadas.

As árvores são fundamentais para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. No ambiente urbano as árvores oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade, melhoram a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano.

O diretor geral assistente da FAO, Hiroto Mitsugi, destacou a relevância das primeiras cidades reconhecidas no ano inaugural do Programa. “Juntas, essas cidades formam uma nova rede global de líderes florestais urbanos que compartilham os mesmos valores para árvores e florestas da cidade. Estamos orgulhosos de reconhecer essas cidades por suas ações em direção a lugares mais saudáveis e ecológicos para se viver.”

A lista completa de cidades reconhecidas está disponível neste endereço eletrônico: https://treecitiesoftheworld.org/directory.cfm


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×