Operação Integrada de segurança registra saldo positivo
Atualizado em 29/05/2020 - 10:43
OPERAÇAO INTEGRADA - 24-01-2020 - LUCAS CABRAL
Equipes de segurança reunidas para Operação Integrada; somente neste ano já foram realizadas 3 ofensivas como esta do programa São José Unida para combate à criminalidade - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A 3ª Operação Integrada das forças de segurança em 2020, concluída nesta quarta-feira (11), registrou balanço positivo. A iniciativa tem o objetivo de reduzir a criminalidade em São José dos Campos e integra a ofensiva do programa São José Unida.

Durante as 24 horas de ações conjuntas foram abordadas 1.182 pessoas e executadas 2 prisões de procurados pela Justiça, além de vistoriados 429 veículos e 4 estabelecimentos comerciais.

Em relação ao trânsito, foram realizados 6 bloqueios e 64 testes de bafômetro, aplicadas 154 autuações por infrações, apreendidas 3 carteiras de motorista e removidos 16 veículos (motos, carros e de carga).

Na soma das três Operações Integradas de 2020, foram abordadas 2.369 pessoas, com 13 prisões, sendo 7 de procurados da Justiça.

No total, foram vistoriados 1.021 veículos, recuperados 3 e removidos 16, além de apreendidos 2 menores, 1 arma de fogo e 7,6 kg de drogas.

União de forças

A Prefeitura participou da 3ª Operação Integrada com 39 guardas civis municipais e 4 fiscais de posturas, com 18 viaturas e carros e 6 motos, além de agentes de mobilidade urbana.

Também estiveram envolvidas nas ações equipes das polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Federal, do Detran e da Base de Aviação, além de guardas civis municipais e agentes de posturas da Prefeitura de Jacareí.

Órgãos municipais, estaduais e federais atuaram de modo articulado em estratégias operacionais para atender as demandas da população.

As atividades tiveram como objetivo aplicar a lei, manter a ordem, prevenir crimes, coibir o comércio irregular e identificar pontos críticos, focos da atenção do poder público.

Foram feitos bloqueios para apreensão de armas e drogas, vistorias em veículos, ações objetivando combater os ilícitos ambientais e cumprimento de mandados judiciais, entre outras ações.

Combate ao crime

Em 2019, foram realizadas 7 Operações Integradas como a desta semana.

Estas ações conjuntas fazem parte do programa São José Unida, que foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne todas as forças de segurança que atuam no município com o objetivo de prevenir a violência e diminuir os índices criminalidade, o que tem acontecido mês a mês, de acordo com as estatísticas divulgadas pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Participam da força-tarefa a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.

São José registrou em 2019 a menor taxa de homicídios dolosos (aqueles cometidos intencionalmente) por 100 mil habitantes dos últimos 21 anos. O índice foi de 4,95.

Em 2016, último ano antes da criação do São José Unida, a taxa chegou a 10,88.

As taxas de roubos, assaltos e furtos somados, roubos de veículos e roubos e furtos de veículos somados também despencaram em São José em 2019.

Em todos estes índices, foi o melhor resultado dos últimos 21 anos.

Investimentos da Prefeitura em segurança

• Implantação de solução de Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service), com 1.000 câmeras com inteligência por toda a cidade, interligação semafórica, antenas de wifi com internet gratuita à população e a criação de um CSI (Centro de Segurança Integrada)

• Criação do programa São José Unida, que reúne todas as forças de segurança do município para prevenir e reduzir os índices de criminalidade

• Modernização do sistema de iluminação pública, com implantação de lâmpadas de LED. A cidade já chegou a 50 mil luminárias instaladas, beneficiando moradores de todas as regiões