Atendimentos na Farmácia Central agora só por agendamento
Atualizado em 29/05/2020 - 10:22
Retirada de medicamentos de alto custo na Farmácia Central 19 05 2020
Para retirar medicamentos, o usuário deve agendar por meio da Central 156 ou pelo site da Prefeitura - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A retirada de medicamentos de alto custo fornecidos pelo Estado passou nesta terça-feira (26) a ser 100% agendada. Pelo novo sistema, não haverá exceções para atendimento sem agendamento antecipado.

Além de agilizar o processo de entrega, essa medida foi tomada com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas no local e diminuir a velocidade de propagação do novo coronavírus, causador da pandemia de covid-19.

A mudança agradou os usuários, como Jaqueline Janaina Silva dos Santos, moradora do bairro de Santana, região norte da cidade. “Com o agendamento dá para ver uma grande diferença. Hoje foi rápida a minha retirada dos medicamentos.”

Para Clovis Hipolito Lopes, do Parque Interlagos, região sul, agora o atendimento é mais rápido. “Antes eu vinha aqui e tinha muitas pessoas na minha frente. Com o agendamento está melhor. Parece lugar de primeiro mundo.”

A Prefeitura também instalou 4 protetores de acrílico nos balcões da unidade, que garantem mais segurança aos servidores e pacientes.

Para retirar medicamentos, o usuário deve agendar por meio da Central 156 ou pelo site www.sjc.sp.gov.br/farmaciacentral. Lá o paciente digita o número do CRA, cartão SUS e a data de nascimento nos campos correspondentes. Em seguida, é só consultar a disponibilidade, marcar data, hora e confirmar.

Desde o final do ano passado, Prefeitura e Estado iniciaram entendimentos para colocar em prática o novo sistema de distribuição, para tentar encerrar de vez com o problema constante de filas e atrasos, que prejudicavam a população.

Atualmente, a Farmácia Central trabalha com cerca de 9.000 processos de 6.000 pacientes que retiram medicamentos dispensados pelo Estado.