Serviços de manutenção revitalizam áreas de lazer
25/06/2020 17:52
Reforma da pista de caminhada do Centro comunitário do Alto da Ponte 25/06/2020
Reforma da pista de caminhada do Centro Comunitário do Alto da Ponte é uma das melhorias - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Regina Roda
Secretaria de Manutenção da Cidade

A praça Dr. José de Moura Resende, na Vila Terezinha, está sendo revitalizada pela Prefeitura com a instalação de 270 metros quadrados de piso intertravado em substituição ao antigo calçamento de pedra.

Com poucas ruas e ar interiorano, o bairro fica na região central da cidade, perto da rede ferroviária. O serviço executado pela Secretaria de Manutenção da Cidade também inclui a recuperação dos bancos e reforço da base do quiosque.

A praça tem ainda uma grande árvore da espécie ficus elástica, popularmente conhecida como falsa seringueira ou figueira. Em março, a quadra de esportes e o playground do bairro passaram por uma ampla reforma.

O trabalho de conservação realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade é contínuo, mas a recomendação é para que a população siga o isolamento social e evite aglomeração nos espaços públicos.

Mais melhorias

Recentemente, mais duas quadras de esportes também passaram por manutenção geral e pintura. Uma delas fica no Parque Caminho das Garças, no Jardim do Lago, região sudeste. A outra fica no Jardim Helena (região leste), na praça José Ricardo Monteiro Rodrigues, e foi pintada junto com a academia ao ar livre.

Parque Santos Dumont

No Parque Santos Dumont (centro) a população vai poder conferir mais uma novidade assim que o espaço for reaberto ao público. Logo na portaria principal (rua Eng. Prudente Meireles de Morais) o paisagismo ganhou um novo componente com a construção de um pergolado de madeira. Lá também foram utilizados 42 caminhões de areia fina para renovar a área dos playgrounds.

Parque da Cidade

No Parque da Cidade (norte) o playground perto do Galpão Gaivotas, ganhou nova pintura e também foram instalados quatro pontos de bebedouro que entrarão em funcionamento após as restrições do período de pandemia. O Parque da Cidade é o único aberto ao público no momento e está funcionando com regras de distanciamento.

Pista de caminhada

Ainda na região norte, a pista de caminhada do Centro Comunitário do Alto da Ponte está sendo reformada com a recomposição de 220 metros quadrados de calçamento. O mesmo serviço foi realizada nas pistas do Parque Santos Dumont e do Centro da Juventude (sul).

Praça Riugi Kojima

Na Praça Riugi Kojima, no Aquarius (oeste), duas pontes de madeira do jardim japonês foram retiradas para a execução de serviços de marcenaria e vão receber nova pintura.

Regionais

As dez regionais da Secretaria de Manutenção da Cidade também realizam diariamente serviços de limpeza, capina, jardinagem, pintura de guias e conservação geral de praças e áreas de lazer em todas as regiões da cidade. Estes serviços podem ser solicitados pela população por meio do sistema 156 (telefone, site e aplicativo 156 SJC).