Atendimento na ala covid tem mais de 90% de avaliação positiva
Atualizado em 05/06/2020 - 16:42
Equipe de profissionais em trabalho nos setores da ala covid do Hospital Municipal. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 28-05-2020
Os profissionais da unidade estabeleceram uma relação de empatia com os pacientes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Saúde

Uma pesquisa realizada pelo Hospital Municipal de São José dos Campos com pacientes da ala covid-19 apontou o índice médio de 90,9% de satisfação. Realizado no período de 22 de abril a 29 de maio, o levantamento recebeu as avaliações de 53 pessoas das 71 internadas no período, que classificaram o atendimento como ótimo, bom, regular ou ruim.

Pelo questionário, os pacientes puderam avaliar 9 itens relacionados ao serviço prestado e à estrutura da unidade, observando os quesitos atenção, gentileza, assistência prestada e orientações recebidas. Em 7 deles – recepção, enfermagem, cuidados médicos, alimentação, limpeza, rouparia e instalações – a avaliação positiva ficou acima de 90%. Fisioterapia e portaria obtiveram respectivamente 85,7% e 88,5% na soma de notas ótima e boa.

As áreas de saúde obtiveram os maiores percentuais de avaliação ótima. Enfermagem e cuidados médicos, respectivamente ganharam nota máxima de 81,1% e 78,4% dos pacientes.

Feita diariamente, o objetivo da sondagem é mensurar qualidade dos serviços oferecidos em todos os setores do hospital, que é mantido pela Prefeitura e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

A enfermeira Elizangela Azevedo em contato com as famílias dos pacientes | Foto: Divulgação

Tecnologia a favor

Tendo em vista a segurança de todos, o formulário em papel foi substituído pelo uso da plataforma Google Forms, uma solução tecnológica para impedir o contágio do novo coronavírus. A equipe aproveitou o tablet usado para comunicação com a família por chamada de vídeo para também aplicar a pesquisa de satisfação online na ala.

Aliás, o serviço de videochamada foi o único item avaliado pelos familiares, com 100% de aprovação. Para as 43 pessoas que responderam a pesquisa, a iniciativa foi considerada ótima (81,4%) e boa (18,6%).

Por telefone, uma enfermeira passa o boletim e o estado clínico dos pacientes todos os dias às famílias, que não podem entrar na ala devido ao isolamento. A cada fim de contato, um link é enviado aos familiares por um aplicativo de comunicação para avaliar o retorno dado pela equipe.

Na opinião da equipe responsável, a humanização vai além do contato físico, e isso pode ser comprovado mesmo a distância, com uso da tecnologia. Os resultados obtidos no primeiro mês de funcionamento da nova ferramenta incentivam o entrosamento, dentro e fora da ala covid, para fazer dar certo cada ideia nova no cenário atual da pandemia.

Equipe de hotelaria, limpeza, higiene, lavanderia, rouparia, telefonia e jardinagem | Foto: Divulgação

Gratidão é a palavra

Pacientes e familiares retribuem o carinho recebido da equipe do hospital. No espaço de comentários do formulário, algumas pessoas aproveitam para agradecer os profissionais de todas as áreas que trabalham na ala covid.

“Eu gosto muito quando me encaminham para o Hospital Municipal, pois as equipes são muito boas em todas as áreas. As informações, os médicos, a engrenagem são de ótima qualidade.”

“Profissionais maravilhosos! Têm mantido a família informada, tiram dúvidas, ouvem e acolhem. Toda gratidão e reconhecimento por parte da família para esses profissionais.”

“Obrigada pelas informações passadas de maneira clara e objetiva. Muito interessante receber uma ligação da enfermeira e outra do diarista. Agradeço os cuidados prestados.”

“Profissionais humanizados, compreensivos, atenciosos. Parece tratar com muito carinho minha mãe. Agradeço muito aos enfermeiros e enfermeiras por cada ligação por cada chamada de vídeo. É muito importante para quem está longe e está internado.”

“Estou super satisfeita com o atendimento da enfermagem e dos médicos que estão cuidando da minha mãe e me mantendo informada do boletim dela via telefone todos os dias. Que Deus proteja e abençoe cada um de vocês nesse momento difícil que estamos passando.”