Conselho Municipal de Saúde elegerá nova mesa diretora
03/06/2020 16:03
Eleição do Comus na Câmara Municipal. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 31-05-2019
Representantes do Comus durante reunião realizada no ano passado: nova mesa diretora será eleita - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

No próximo dia 9 de junho será realizada na Casa do Idoso Centro, a partir das 14h, a eleição da nova mesa diretora do Comus de São José dos Campos para complemento do atual mandato, que se encerra em maio de 2021.

Serão eleitos representantes para 4 cargos: presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Só poderão participar do processo eleitoral, ou seja, votar e ser votado, os conselheiros titulares.

As inscrições dos candidatos se dá isoladamente para cada cargo e para esta eleição estão concorrendo dois candidatos para presidente, 2 para a vice-presidência, 1 para 1º Secretário e 1 para 2º secretário. Os candidatos representam os segmentos integrantes do conselho – usuários, trabalhadores, prestadores e representantes da gestão.

A eleição se dará por cargo e se houver empate será imediatamente feita uma segunda votação. A posse ocorrerá logo após a apuração e proclamação dos resultados.

A mesa diretora a ser eleita irá cumprir um complemento de mandato, considerando que a atual gestão irá até maio de 2021, mas houve renúncia dos integrantes da mesa diretora.

A lei 8.142, de 1990, instituiu os conselhos e as conferências de saúde como instrumentos do controle social, através dos quais deve acontecer a participação dos diversos segmentos da sociedade, ao lado do governo, no acompanhamento e na definição de políticas públicas de saúde.

Para a eleição serão observadas as recomendações sanitárias: o uso de máscara é obrigatório, além de manter a distância mínima de 2 metros um do outro, para a segurança de todos. Haverá álcool em gel para uso no local.